terça-feira, 15 de março de 2016

CURIOSIDADES DO VATICANO


Autor: Luís Miguel Rocha





Sinopse: Autor bestseller do The New York Times, Luís Miguel Rocha conquistou milhares de leitores em todo o mundo, com histórias focadas em intrigas e mistérios passadas no seio da Igreja Católica, sempre com um olhar crítico, mas sem nunca retirar ritmo aos seu livros. Infelizmente deixou-nos numa idade prematura e o seu talento não teve tempo para criar mais livros. Cumprindo a vontade do próprio autor, a família e a Porto Editora anunciaram a publicação de um livro inédito de não ficção da autoria de Luís Miguel Rocha, intitulado Curiosidades do Vaticano, que chega hoje às livrarias!


Pode parecer estranho, mas este é o primeiro livro que leio de Luís Miguel Rocha, escritor que alcançou o sucesso com romances sobre o Vaticano e que partiu demasiado cedo. Agora chega-nos este livro para nos dar a conhecer um pouco mais da sua investigação contínua que era a base dos seus livros.

Se tinha vontade de ler aos seus livros, agora a vontade aumentou. Este livro, que certamente difere dos seus romances, é um apanhado de curiosidades sobre um Vaticano do qual não conhecemos muito. A sua escrita é direta, como se fosse uma simples conversa em que o autor explora os seus conhecimentos e isso agradou-me, porque tornar uma conversa em algo objetivo, apelativo e simples também não é fácil. A cronologia em que vai expondo factos faz a diferença, pois o livro está muito bem dividido nas mais de setenta curiosidades que o autor explora e explica. O resultado final é um livro que se lê sem parar, porque o escrita não aborrece nem baixa o ritmo. Aliás, o trunfo deste livro não está nas curiosidades (pois estas investigações também podemos encontrar noutros livros), mas sim na forma como o autor fala sobre essas curiosidades.

Está agora a fazer seis anos que estive no Vaticano e, na altura, li alguns livros para melhor conhecer a cidade que iria visitar. Hoje tenho pena de este livro não existir nessa ano de 2010, pois a minha visita teria sido muito melhor, e este é o melhor elogio que posso fazer a um livro que me prendeu do início ao fim, mesmo tendo em conta que conhecia várias dessas curiosidades por as ter lido nos vários livros sobre o assunto que tenho nas minhas estantes, mas nenhum me prendeu desta forma.

E é por isso que terei mesmo de ler os outros livros do autor, porque a sua forma de escrever me convenceu, por ser viciante, confiante, mas também próxima. Se ficaram curiosos, então acreditem que vale a pena ler este livro. Recomendado a todos os que queiram uma leitura rápida e aprender mais sobre o Vaticano.

Luís Pinto


Para lerem um pouco sobre este muito aguardado livro basta acederem ao excerto clicando aqui: Curiosidades do Vaticano.

3 comentários:

  1. Excelente analise. Gostava de ver a tua opinião aos outros livros.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luis. ainda bem que leste este livro. Fiquei triste quando soube da morte do autor tão novo. Fiquei bastante curioso com esta opinião e também gostava de ver o que tens a dizer sobre os livros que tornaram este autor tão famoso, mesmo lá fora.

    Boas leituras a todos

    ResponderEliminar
  3. Tenho aqui um livro do autor para ler, mas ainda não comecei. Gostei da tua opinião rápida e direta. Já o coloquei na lista de futuras compras e acho que vou aprovietar para ler o que tenho aqui. Fico à espera de ver a tua opinião aos outros livros.

    bjs

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.