sexta-feira, 4 de setembro de 2015

SONHOS DE DEUSES E MONSTROS


Autor: Laini Taylor

Título original: Dreams of Gods and Monsters





Este fim de trilogia consegue melhorar toda a saga pois dá as respostas necessárias e também porque oferece uma compreensão sobre os livros anteriores. Mas vamos por partes...

Em primeiro lugar, a autora volta a arriscar nuns momentos e a ter mais ponderação noutros, tal como tinha acontecido em toda a saga. Acredito, pelo que vejo aqui, que a autora tem noção que tem muito mais qualidade a desenvolver enredos com base em personagens do que com base em batalhas. Com isto o livro acaba por ganhar alguma maturidade e perder alguma ação, mas sem deixar de ter surpresas e momentos intensos.

O foco está nas personagens, tanto nas já conhecidas, como em algumas novas que dão um toque adicional de qualidade e de coerência ao enredo, tornando-o mais abrangente e encaixando melhor com um mundo muito interessante. Aliás, um dos trunfos da autora desde o primeiro livro é o mundo criado, não só por ter alguma coerência, mas também por ser abrangente, não existindo grande necessidade do leitor em questionar tudo. Aqui, a autora demonstra que este mundo tem muita história anterior ao próprio enredo da saga, aumentando a "mitologia" que envolve algumas personagens, explorando passados e consequentes ligações que não eram esperadas. Com isto começam a aparecer as primeiras respostas, e a verdade é que a autora responde a quase todas as perguntas importantes que ficaram dos livros anteriores, tornando este final em algo satisfatório e conclusivo.
 
Destaque ainda para a escrita da autor que no meu entender encaixa bem no enredo pela forma como mostra a história ao leitor. Escrita simples, na grande maioria direcionada para o público feminino, e uma boa montagem da narrativa para nos dar revelações nos momentos certos. Existem pelo meio alguns momentos mais forçados, mas que não conseguem manchar o livro nem travar o ritmo da leitura.

Sendo um fim de trilogia, não quero mencionar nomes ou acontecimentos que possam ser spoilers para este ou para os livros anteriores. Todavia, é preciso mencionar que a autora consegue um ritmo interessante pelos altos e baixos que tem, com algumas revelações a acelerarem a leitura, e depois travando com alguns diálogos que não pareceram ter um objetivo definido. No global, a sensação com que fiquei é que este poderia ter sido um livro mais pequeno, mas é apenas uma sensação que existe em alguns momentos, pois a autora consegue criar algum entusiasmo em todos os capítulos.

Claramente direcionado para o público feminino, principalmente este último livro, esta é uma trilogia de altos e baixos, mas que vale a pena lerem se gostarem do género, não só por ter um mundo muito interessante, mas também pela forma como se desvendam os últimos segredos, tornando-o numa conclusão muito interessante. Entusiasmante e rápido, acredito que seja uma trilogia que muitas leitoras irão adorar. Se este é o vosso género, então é uma saga a ter na prateleira. Se não conhecerem o género mas quiserem experimentar, esta é uma saga que facilmente vos poderá conquistar.

Luís Pinto

3 comentários:

  1. Saga a ter pelas tuas opiniões. Vou tratar de a adquirir!

    ResponderEliminar
  2. Estava à espera da tua opinião ao último livro para me decidir e acho que vou aproveitar umas promoções para comprar os três.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela recomendação Luis. Acho que vou comprar e talvez ainda aproveite hoje a promoção da fnac nos livros.

    bjs

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.