quinta-feira, 3 de setembro de 2015

150 ANOS DE ARTE MODERNA NUM PISCAR DE OLHOS


Autor: Will Gonpertz

Título original: What are you looking at?





Decidi ler este livro simplesmente porque não sou apreciador de Arte Moderna. Este facto quase parece paradoxal perante este livro, mas a verdade é que acreditei que esta obra me poderia dar uma nova ideia sobre esta tendência de arte que muitos adoram, muitos de testam e muitos não compreendem.

Pelo que vi da sinopse, é esse mesmo o objetivo do livro, o de explicar um pouco mais o que é a arte, como viemos parar ao conceito de arte moderna, quais as suas qualidades, etc... no fundo o que procurei foi uma melhor compreensão para depois decidir se consigo apreciar ou não a arte moderna (pelo menos de um ponto de vista mais crítico e menos emocional) sobre a qual tanto se fala.

Não sendo, minimamente, um conhecedor do tema, gostei do facto de este livro se adaptar a qualquer leitor. Foi fácil assimilar alguns conceitos e, principalmente, a evolução histórica, não só dos movimentos artísticos anteriores, aqui falados de forma mais resumida, culminando num aprofundar sobre os últimos 150 anos em que a arte moderna ganha o peso que tem hoje.

Enquanto crítica, é-me muito difícil analisar este tema, devido ao meu desconhecimento. No entanto, enquanto simples e leigo leitor, este foi um livro que gostei de ler, pela sua simplicidade e objetividade em alguns momentos. Com a parte histórica a misturar-se com questões sociais e até científicas, gostei da forma como o autor conseguiu expor certas tendências e certas argumentações sobre a forma como a sociedade em geral, e na maioria menos desperta para a arte, vê a própria arte.

Um dos aspetos que mais apreciei no livro foi nunca ter sentido que o autor me tenta obrigar a gostar de arte moderna. Obviamente que o autor apresenta sem problemas o seu gosto e fascínio por este género de arte, mas consegue manter alguma neutralidade, e com isto a leitura é muito menos repetitiva.

Não há muito mais que possa dizer sobre este livro. A sensação que ficou no fim é que este é um bom livro para quem queira explorar o tema pela primeira vez mas principalmente para quem goste de arte moderna e queira saber um pouco mais. Se são apreciadores de arte moderna ou se quiserem começar a conhecer, então aconselho-vos a dar uma vista de olhos a este livro, que apesar de algo denso, conseguiu ensinar-me muitas coisas.

Luís Pinto

2 comentários:

  1. Achei o tema interessante e sou capaz de olhar para ele no futuro.

    ResponderEliminar
  2. Sempre apreciei a diversidade deste blog e a sua enorme qualidade. Sobes este livro, gosto de arte mas não sou um conhecedor por isso parece-me uma leitura a ter em conta. Obrigado pela sugestão.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.