Autor: John Keegan
Título original: The First World War
Neste livro terão pela frente 600 páginas de leitura numa "letra bastante pequenina". O que também terão pela frente é um fantástico livro sobre o que foi este conflito que mudou o mundo.
Este é, quase de certeza, o livro mais completo que alguma vez li sobre a Primeira Guerra Mundial. No entanto isso não vale de muito, pois não li assim tantos livros sobre o assunto, mas a crítica internacional considera este o melhor livro introdutório ao tema e, como tal, acredito que o seja.
O que temos neste livro é um olhar sobre os grandes aspetos que levaram ao conflito, o que mudou durante o conflito e as consequências do mesmo nos anos que se seguiram. No início temos uma abordagem bastante política sobre o que levou a europa a entrar em conflito, com um olhar atento sobre os movimentos e objetivos de alguns países, quais os seus interesses económicos e como a população via o início de algumas ações que poderiam levar a um conflito que acabou por ganhar proporções avassaladoras.
O grande trunfo deste livro, aliado ao enorme conhecimento que o autor tem, é a escrita. O livro está escrito e montado de forma muito inteligente por forma é ser fácil, a qualquer pessoa que pouco saiba sobre este conflito, perceber o essencial. Foi este aspeto que mais apreciei, o facto de o autor levar como adquirido que o leitor poderá não ter conhecimentos no início da leitura, e o autor oferece-os.
Depois de termos o conhecimento político e social que levaram ao conflito, começamos a ver as reações dos diversos países e o que fizeram para enfrentar ou evitar o conflito. Estratégias militares estão aqui bem exploradas e um dos pontos que mais apreciei foi a forma como o autor aprofunda o desenvolvimento industrial que dispara com esta guerra, levando países a produzir tudo o que é necessário, tentando depender o menos possível de outras nações para a produção de mantimentos, armamento e acessórios necessários à manutenção da guerra, quer seja roupa para soldados ou loiças necessárias para que os mesmos consigam comer nos campos de batalha.
A isto junta-se, mais tarde, o aprofundamento do tema Estados Unidos da América, que se tornam aqui uma potência mundial, devido a vários fatores e estratégias politico económicas. Por fim, e após termos um relato muito interessante sobre os 4 anos de conflito, vemos o que mudou. O autor explora a divisão da europa central, a forma como a União Soviética tenta ganhar o seu espaço na conjuntura política, o crescimento do movimento nazi e alguns pontos sociais que levarão, mais tarde ao segundo conflito mundial.
Não existe muito que possa analisar neste livro. Este não é um romance onde personagens, mundo criado e enredo sejam determinantes. Aqui o importante é o conhecimento que o autor nos oferece e a forma como o faz. Os pontos que foquei nesta análise são apenas a ponta do iceberg que o autor explora. No fim, após 600 páginas, sinto que o meu conhecimento sobre este conflito melhorou bastante, mesmo após já ter lido outros livros do tema. O detalhe sobre questões políticas e sociais é muito conseguido e a única coisa que posso fazer é recomendar este livro a todos os que queiram saber mais sobre este tema, pois trata-se de uma fantástica leitura e mesmo muito completa. Totalmente recomendado!
Luís Pinto
Bom dia, Luís.
ResponderEliminarParabéns pela análise. Apreciei bastante porque este é um tema que me interessa consideravelmente. Será uma leitura a comprar nos próximos tempos e vou seguir a sua recomendação.
Obrigado e continuação de um grande trabalho
Não tinha conhecimento deste livro mas é um tema que me fascina. Vai ser uma leitura a comprar nos próximos meses. Também seria muito bom um livro sobre a 2ª guerra.
ResponderEliminarAbraço
Olá Luis. Este livro parece-me muito bom. Gostei do teu texto como sempre.
ResponderEliminarJá estive a ver e não é um livro barato mas acho que vale a pena. Abraço!