quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A ÁGUIA E OS LOBOS


Autor: Simon Scarrow

Título original: The Eagle and the Wolves


Este é o 4º livro desta saga e é o melhor até agora por diversas razões. Começando pelo ritmo, o autor acelera em alguns momentos tornando o enredo mais objetivo. Scarrow é um autor que consegue criar bons diálogos, um bom enredo, mas o seu forte foi sempre as batalhas e a forma como as descreve, e por isso, muitas vezes o melhor do livro estava nos momentos mais lentos, em que o autor nos leva a visualizar os pormenores das batalhas e o medo ou coragem dos soldados.

Agora, Scarrow consegue dinamizar o enredo e torna-o no ponto mais alto do livro, talvez porque também foge um pouco à fórmula base usada nos livros anteriores, causando alguma surpresa em certos momentos, mas principalmente porque se afasta ligeiramente dos olhos de Macro e Cato par nos dar um ponto de vista mais global das conquistas romanas. Graças a este aspeto, o livro parece ser o ponto de viragem da saga. Se antes toda a narrativa nos dava a ideia que os romanos eram os bons, e o povo conquistado os maus, agora a narrativa leva-nos ao outro lado, e apesar de continuarmos a simpatizar com os dois romanos principais, a verdade é que se começa a adensar a imagem negra deste império e se começa a desvendar que o que está para lá de Roma não é tão bárbaro como a propaganda tenta transmitir. Claro está que esta imagem nós já a tínhamos enquanto leitores, mas agora recebemos essa noção porque os personagens também a recebem.

Este é, também, o livro mais sangrento da saga até agora, com as batalhas a ganharem outra dimensão e com o autor a ser mais duro nas suas descrições, tentando transmitir ao leitor a perda que existe em cada batalha. Pelo meio está o peso das decisões, muitas vezes tomadas por quem não participa nas batalhas, ficando a ver de longe, protegido, planeando os próximos passos independentemente das perdas.

E é essa a realidade da guerra: os soldados lutam muitas vezes por algo em que acreditam, mas nunca tomam as decisões. E no final, para quê? Pela glória? Pela riqueza de outros? Pela fé? Com um final inesperado, Simon Scarrow prepara o seu próximo livro e está construída uma base de sub-enredos que poderá dar muita qualidade à continuação da saga. Para tal, muito contribui o aprofundar de personagens fora do exército romano, que nos mostram tradições e diferentes formas de pensar, ajudando a que o livro não nos guie sempre na mesma linha de pensamento.

Tentando não revelar nada a quem ainda não tenha chegado a este livro, devo concluir esta crítica dizendo que este livro poderá não ser o favorito dos fãs, mas é o mais consistente, melhor estruturado e que abre um leque de possibilidades futuras. Os fãs irão gostar e de certeza que saltarão já para o próximo livro, tal como eu vou fazer.

Luís Pinto

Mais informação sobre o livro na sua página, aqui.

5 comentários:

  1. Pela tuas análises vê-se que é uma saga constante apesar de serem muitos livros já ouvi dizer que a qualidade se mantém. Continua com a saga.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Tenho estado muito atenta a estas críticas que fazes desta saga porque gosto muito de ler sobre romanos mas nunca li este autor. Acho que vou começar a comprar para ir lendo aos poucos porque a saga é grandita. Continua com estes livros e parabéns pelos belos textos.

    ResponderEliminar
  3. Viva Luís,

    Já li e penso que te tinha referido que os livros iam melhorando de livro para livro, penso a a SDE publca grandes Romances Históricos e embora goste deste escritor, está longe de ser o melhor, embora seja dos que mais venda, pelo que percen«bo :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Também já comecei esta série. Já li os primeiros dois porque gostei bastante do que escreveste sobre eles. Agora devo comprar mais dois para saber como se desenvolve o Cato que gostei bastante.

    Para já também vejo que não é genial mas é bom e viciante.

    ResponderEliminar
  5. Cada vez mais inclinada a comprar mas a carteira não ajuda. Venha rápido a feira do livro!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.