segunda-feira, 15 de julho de 2013

A REVIRAVOLTA


Autor: Michael Connelly

Título original: The reversal


Sinopse: Em 1986, um crime brutal abalou a vida dos habitantes de Hancock Park: Melissa Landy, de doze anos, foi raptada e brutalmente assassinada, e o seu corpo atirado para uma lixeira. Vinte e quatro anos depois, o caso regressa à barra dos tribunais, sob o olhar atento dos meios de comunicação social. Jason Jessup, o suposto infanticida, tem em seu poder uma prova de ADN capaz de o ilibar do crime. Porém, o advogado Mickey Haller, conhecido pelas suas defesas vitoriosas, aceita agora uma nova missão: trabalhar pela primeira vez com o gabinete do procurador do Ministério Público para provar a culpa de Jessup.
Com a ajuda do detetive Bosch e da ex-mulher, a destemida Maggie McPherson, Haller terá então de superar um advogado de defesa hábil na manipulação dos meios de comunicação social, um réu ardiloso e uma testemunha relutante em depor ao fim de tantos anos. E o jogo torna-se cada vez mais perigoso à medida que a família de Haller e Bosch se veem transformadas em peças de xadrez num tabuleiro fatal.


Apesar de não ser o primeiro livro desta personagem (Mickey Haller), o enredo não exige que se tenha lido os anteriores. A sinopse agradou-me bastante mesmo tendo em conta que "thrillers de tribunais" não seja um género que leia muito, e por isso arrisquei, e valeu a pena.

O primeiro ponto a destacar é a mistura entre factos históricos e ficção. Quando a crítica internacional diz que o autor está no topo do seu género, a verdade é que tal nota-se em pequenos detalhes, e a forma como liga factos e ficção é prova disso. O ritmo é bom, nunca deixando que o livro se torne monótono, e nota-se que o autor teve a intenção de nos dar os factos históricos aos poucos, para que haja uma melhor compreensão e não saturação de alguns temas. Outro detalhe interessante é o facto do autor esclarecer alguns modos de funcionamento da polícia na investigação, levando o leitor a sentir-se à vontade com certos temas mais complexos.

Outro ponto interessante trata-se da manipulação que o livro tenta na mente do leitor, levando-nos a apoiar um lado, fiquei atento, a tentar perceber se o enredo me levava com verdades ou mentiras. No entanto, também é preciso destacar que em vários momentos notamos que não existe uma linha que defina bons e maus. Este facto agradou-me bastante porque na realidade essa linha é tão ténue que por vezes não existe, mesmo nestes casos. Todos têm os seus objetivos e motivações, e muitos de moralidade discutível. E neste caso, tal facto torna o livro muito mais realista e oferece-nos a sensação de que o final do livro nunca será o final da história, porque a luta entre bem e mal, justo e injusto, nunca terá fim.

Com a narrativa centrada em Bosch e Haller, o enredo salta em cada capítulo, para a visão de um ou do outro, levando o autor a escrever de forma diferente. Este aspeto é bastante positivo, pois ajuda-nos a distinguir imediatamente as personagens e também a conhecê-las melhor, pois a narrativa está apoiada na personalidade de cada um. As personagens são bem construídas, principalmente porque são coerentes (o que para mim é muito importante num livro onde a argumentação lógica é tão relevante), e existem três ou quatro que se destacam, principalmente Haller que conseguiu aproximar-me da história, que é sempre um dos objetivos de personagens importantes.

O final não esperava desta forma. Acredito que alguns leitores não apreciem, mas eu gostei bastante, e a excelente nota que o livro tem no site GoodReads demonstra que foram muitos os que gostaram deste livro (juntamente com a crítica internacional que aplaudiu este livro). Pode não ser o marco no seu género (não o consigo dizer porque não sou grande conhecedor do mesmo), mas foi um livro de leitura agradável, que gostei bastante e me convenceu a ler mais livros do autor.

Luís Pinto

9 comentários:

  1. Análise muito interessante e que me deixou com vontade de ler:)

    ResponderEliminar
  2. Uma opinião que me também convenceu. Apenas a li agora e como não conheço o autor vou procurar. Obrigado pela sugestão.

    ResponderEliminar
  3. Comprei este livro no dia em que li a tua opinião e já o acabei. Gostei bastante do livro e de vários pormenores em particular. Concordo com a tua análise muito boa como nos habituaste neste dois anos.

    Parabéns. Agora vou ler outros livros do autor porque gostei bastante da sua escrita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fil. Ainda bem que compraste e gostaste. Se leres mais livros do autor diz-me se recomendas porque eu também fiquei interessado.

      Abraço

      Eliminar
  4. Olá,

    Interessante sem duvida, fica debaixo de olho ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem em o deixar debaixo de olho!

      Eliminar
  5. Numa primeira leitura da sinopse, este livro lembra-me Morte Súbita de J.K. Rowling. Será?
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá folhas de papel.

      A sinopse pode dar essa ideia, mas os livros são mesmo muito diferentes.

      Boas leituras!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.