quarta-feira, 15 de maio de 2013

DIVERGENTE


Autor: Veronica Roth

Título original: Divergent



Imaginem a cidade de Chicago fechada ao mundo exterior, e imaginem que toda a sociedade é dividida em cinco grupos, cada um deles com uma característica exclusiva (amizade, sinceridade, sabedoria, coragem, altruísmo), e aos 16 anos de idade, cada pessoa passa um teste de seleção, vê qual a sua característica, fica a pertencer a esse grupo e para toda a vida fará o seu papel na sociedade. Depois há os "Divergentes" que apresentam mais do que uma característica, e que escolhem onde irão pertencer... Tris, personagem principal, escolhe os Intrépidos, onde se valoriza a coragem (sim, o Harry Potter fez o mesmo quando o Chapéu Selecionador lhe deu duas hipóteses e ele escolheu os corajosos Gryffindor).

Divergente, o primeiro de três livros, tem aspetos muitos bons, e outros que quase matam o livro na minha opinião. Devido a este "desequilibrar de forças" irei dividir esta opinião em duas partes: o bom e o mau. Comecemos pelo pior.

Qualquer livro passado num mundo distópico tem de ter um fator que esteja muito bem conseguido: o mundo distópico. Todas as grandes distopias precisam de um mundo sólido, coerente e que seja explicado, porque estarmos num mundo que não percebemos como pode existir, será a morte do enredo. Neste aspeto Divergente falha. A ideia é muito interessante mas a verdade é que a autora não explica o "porquê". Existem pistas, várias até, de que um dia saberemos o porquê, mas neste livro... nada, e como tal, a autora terá muito trabalho nos próximos livros. Na minha opinião, a autora deverá explicar o porquê de as pessoas não terem curiosidade de saber o que existe fora da cidade e também como é possível existir uma tecnologia tão avançada em alguns parâmetros, e noutros não, mesmo dentro do próprio grupo. Para além disso, e este será mais difícil de explicar, está todo o conceito de "divergente". Um exemplo: um bombeiro é um divergente, por ser corajoso e também altruísta? E um médico não será divergente por ter sabedoria mas também altruísmo? No meu ponto de vista, e esta é a ideia mais difícil de aceitar, para mim o normal seria a maioria das pessoas serem divergentes por teres características dos vários grupos, mas no livro parecem ser raras. No entanto, volto a dizer que a ideia global é boa (há uns toques de controlo mental que deverão ser explorados e que poderão ser interessantes), mas tem de ser explicada. Também seria interessante a autora explicar algo sobre o "comboio". Outro aspeto negativo é o final, muito forçado num certo ponto, mas, novamente, algo que pode ser explicado nos próximos livros.

Agora os aspetos positivos. Apesar de algumas personagens serem previsíveis, a maioria está bem conseguida dentro deste género de livro adolescentes. Tris é a narradora e desempenha bem o seu objetivo de nos agarrar à história com as suas indecisões e constante crescimento. Todavia, é a personagem Quatro quem dá qualidade ao livro, com a sua história, os seus traumas e a sua personalidade vincada (Caleb também é uma personagem interessante mas neste livro tem pouco impacto). Em relação ao mundo, existem aspetos muito positivos apesar de ter alguma pena que o livro se tenha focado tanto no treino militar e no quebrar psicológico dos adolescentes, pois nesse aspeto o livro está muito longe de atingir a perfeição de "O Jogo Final", mas consegue criar um bom desenvolvimento das personagens e também a amizade necessária para que o leitor goste deste grupo. 

Com este centrar, o livro aproveita para mostrar todas as dúvidas de Tris e esse aspeto parece-me muito positivo apesar de chocar com as minhas dúvidas sobre o tema "divergente". Existem ainda outras personagens interessantes e gostei do vislumbre que temos do vilão, apesar de muito curto. Para quem goste de questionar, mas também de refletir sobre o que está entre linhas, este livro passa algumas mensagens interessantes. Existem alguns temas bem explorados, como vingança, sede de poder, violência doméstica, abuso de poder e corrupção. Mas principalmente, acho que poderá tocar na parte do controlo mental, direto ou indireto (vamos esperar para ver nos próximos livros).

No global, e olhando também para a escrita simples, o ritmo elevado e o romance que paira no ar, este livro será ideal para um público juvenil que goste de ação (aliás, o sucesso tem sido enorme!). Para um leitor mais experiente neste género e que questione o que vai lendo, o livro fica perto de se matar, devido à falta de explicação. É uma obra com uma ideia interessante, que me deu prazer a ler, que deixa várias pistas sobre os próximos livros, todas elas muito interessantes, mas, devido a tudo o que disse, este primeiro livro torna-se demasiado dependente dos próximos e é preciso ler sem questionar ou esperar pelos próximos.

No meu caso, já li o próximo, e está melhor, explicando algumas coisas. Amanhã publico a minha opinião a Insurgente!

Luís Pinto

11 comentários:

  1. Finalmente uma opinião que fala dos problemas deste livro. Concordo contigo em tudo. É um bom livro para adolescentes, mas um adulto mais exigente irá encontrar muitas falhas. Mas agora estou curioso de ver o que tens a dizer sobre o 2º porque esse ainda não li.

    Como sempre, excelente trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cardoso. Já lancei a opinião ao 2º!

      Boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá Luis. Como sempre gostei muito de ler a tua opinião. Já ouvi falar muito bem mas ainda não tinha lido nenhuma opinião sobre este livro e não estava a pensar comprar. Achei a o teu texto muito bem elaborado e deixaste-me na dúvida se deverei comprar. Por um lado convenceste-me e por outro vou ficar à espera de ver o que tens a dizer sobre o segundo.

    ResponderEliminar
  3. Pedro Fariamaio 15, 2013

    Estou contigo. Se formos exigentes o livro precisa de explicar mesmo muita coisa! Para adolescentes será um bom livro. Se o tivesse lido com uns 15 ou 18 anos, teria adorado. Vou ficar à espera para ver o que dizes sobre o Insurgente. Se falares bem, convences-me.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante deste livro apesar de concordar com as falhas que enumeraste e também tenho quase a certeza que achamos a mesma parte do fim muito forçada mas quero bastante ler o 2º principalmente agora que disseste que está melhor e explica alguma coisa. Também gostava que fizessem um filme.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, Luís,

    Gostei bastante da sua opinião. Li este livro depois de muita insistência dos meus netos que adoraram o livro. Aponto-lhe os mesmo problemas de construção do mundo. No entanto concordo quando diz que é um livro interessante para a adolescência e de certeza que os meus netos vão querer ler os próximos, e ler faz sempre bem.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde António. Sim, acredito que os seus netos vão gostar do 2º livro.

      Abraço e boas leituras!

      Eliminar
  6. Eu já li e adorei este primeiro livro. Entretanto já li o segundo e já não gostei assim tanto. Se calhar por causa das grandes expectativas mas achei que aquilo que o primeiro livro teve de bom, não o teve no segundo. Contudo, aguardo com alguma curiosidade o terceiro e último livro. As distopias estão agora na moda, parece que não se publica mais nada desde os Hunger Games. Se calhar é também por isso que já começo a olhar com alguma "desconfiança" para estes livros. É engraçado ver que tivemos opinião praticamente contrárias. Tu achaste que o segundo livro melhorou e eu não. :P
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa. É verdade. Mas mesmo assim o livro ainda tem muito para explicar. Vou ficar à espera do 3º para ver como tudo acaba! =)

      Eliminar
  7. Olha, no meu disto tudo fiquei muito curiosa. Volto cá amanhã! Boa análise!

    ResponderEliminar
  8. Obrigado a todos pelos vossos comentários! Já lancei a opinião ao próximo livro!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.