segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A COROA

Autor: Nancy Bilyeau

Título original: The Crown


Passado na corte dos Tudors, e após a morte de Ana Bolena, este livro é uma boa mistura de intriga, espionagem, traições e mortes. 
De imediato percebemos que se trata de um livro de ritmo elevado, onde a relação entre a Igreja e o Coroa Inglesa está bem explorada, mostrando muitos dos condicionalismos e resultados negativos deste corte feito por Henrique VIII. Este primeiro ponto despertou-me o interesse, pois a autora não se limita apenas a mostrar as alterações na vida da realeza, mas também no povo e nas instituições religiosas daquele país, mostrando a decadência dos mesmos. Esta visão global do problema agradou-me.

Num livro onde é difícil parar de ler, Joanna, personagem principal, oferece um toque marcante, e captou-me a atenção pelo seu ponto de vista sempre interessante e inteligente. Joanna vê um Deus atraiçoado, mas misericordioso para o reinado de Henrique VIII, não o submetendo ao declínio que muitos fanáticos exigem. Mas esta visão durará todo o livro? Com as suas dúvidas e sem certezas sobre que caminho percorrer, mas sempre com inteligência bem presente nas suas acções, Joanna é a personagem que nos faz perguntar qual é o limite quando lutamos pelo acreditamos. E quando o que acreditamos estar certo, é o oposto do que jurámos seguir?

Nancy Bilyeau mantém o ritmo constante durante quase todo o livro, e são poucos os momentos em que o baixa para absorvermos algumas descrições e explicações sobre a época. Esta mistura entre acção e descrição está bem conseguida, e nunca perdemos a vontade de ler, mas gostava de ter visto mais detalhes interessantes sobre a época.
Mas esta é uma obra que se foca na intriga no interior da corte e como todos tentam, directa ou indirectamente, manipular o Rei, uma personagem venerada por alguns, mas que não é mais do que humano, apenas com o poder da decisão... e é aí que as dúvidas são mais acentuadas.
O livro é por vezes violento, tal como o era a época, e existem bons relatos da vida dos ingleses daquela época, com uma forte distinção entre a vida da nobreza e do povo. Outro ponto que me agradou foi a personagem principal ser uma mulher, que apresenta tão grande força interior, por maiores que sejam as suas dúvidas. Este pequeno factor tornou o livro mais agradável em certos momentos que não irei revelar.

Com a autora já a escrever a continuação (atenção que este livro pode ser lido apenas como um único livro e não como uma saga), fica como imagem deste livro o seu ritmo, as suas revelações e principalmente Joanna, que gostei bastante. O livro não apresenta as reviravoltas dos romances de Dan Brown nem o detalhe histórico de Philippa Gregory, mas está lá perto e é realmente uma boa mistura destes dois estilos. Esta será certamente, uma fórmula que terá resultados positivos!

Um livro muito agradável e empolgante. Quem gostar de uma leitura rápida não ficará desiludido com este livro e se apreciarem a época dos Tudors, então irão devorar este livro, que mesmo não sendo o melhor na sua área, merece uma nota elevada. Viciante!


10 comentários:

  1. Entrei num passatempo para ganhar esse livro! Gosto muito de história e essa época é fantástica! Boa recomendação ;) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e ganhaste o passatempo? Aqui no blog também fiz o passatempo deste livro e teve muitas participações. Foi um sucesso!

      Eliminar
  2. Mais uma excelente crítica, bem construida. Tive pena de não ter ganho o passatempo e agora ainda mais.

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante do que disseste sobre o livro. Vou tar de olho nele!

    ResponderEliminar
  4. Como sempre li atentamente todo o teu texto. Já tive com o tive na mão e era grande. Para já o teres acabado, é porque foi viciante. Crítica muito detalhe e nada revelado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa crítica. Gosto bastante desta época e talvez compre. Foi pena não ter ganho o passatempo. Também não sabia que seriam mais livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também só soube que existiam mais livros depois de acabar de ler este.

      Eliminar
  6. Uma vez mais obrigado a todos pelos comentários! Fico à espera das opiniões de quem ler!

    ResponderEliminar
  7. Este é daqueles livros que já tenho debaixo de olho! li a tua crítica e também a da Márcia (planeta marcia) e da Paula (Viajar pela Leitura) e fiquei mesmo muito interessado nesta história, já que gosto bastante deste género de livros.
    Boa opinião Luis.
    1 Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno. Tudo bem?
      dei agora uma vista de olhos pelas opiniões da Márcia e da Paula e temos todos opiniões parecidas na maioria dos aspectos. Se gostares deste tipo de livros, acredito que vais gostar deste!

      Abraço.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.