quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

O FUTURO DA HUMANIDADE


Autor: Michio Kaku

Título original: The future of humanity




Sinopse: Estamos a entrar numa nova Idade de Ouro da exploração espacial.
Até agora do domínio da ficção, transferir a civilização humana para outros planetas é cada vez mais uma possibilidade científica - e uma necessidade se, algum dia, tivermos de deixar a Terra.
Michio Kaku, físico de renome mundial, explora a visão deslumbrante de como poderá a Humanidade desenvolver uma civilização sustentável no espaço, revelando-nos os progressos das diversas ciências que poderão permitir-nos terraformar e construir cidades habitáveis em Marte e mais além.


Se seguem o meu blog é provável que saibam que costumo ler bastante sobre o futuro da humanidade, não só com leituras totalmente focadas em factos, mas também aquelas que adicionam alguma especulação tendo em conta os panoramas atuais. Dentro desse género, nenhum escritor tem o impacto de Michio Kaku.

Já tendo lido todos os livros do autor lançados em Portugal, decidi ler este e tentar perceber se estariam aqui ideias repetidas ou não. Kaku é um excelente orador capaz de captar a nossa atenção com facilidade. Neste livro, o autor explora a atualidade científica e social para explorar conceitos que poderão acontecer no futuro, mas a base é bastante realista. Claro que ao tentarmos perceber quais serão, em termos globais, os próximos cem, duzentos ou trezentos anos da humanidade, a probabilidade de falha é grande, mas a base é consistente e foi isso que me agradou no livro.

Kaku começa o livro de forma consistente, explicando ao leitor o que necessita de perceber para compreender as conclusões a que o autor chegará nas páginas seguintes. E com essa base, explorando várias áreas da nossa sociedade atual, desde política, tecnologia, economia, saúde, investigação, física, astrofísica, etc... o autor nunca nos deixa ficarmos perdidos em conceitos ou em teorias que serão importantes para algumas conclusões. 

No entanto, e apesar de muito do que está aqui ser especulação, Kaku demonstra a facilidade com que nos agarra e nos faz pensar. No limite, o objetivo do livro será também esse, o de nos fazer pensar sobre o futuro, sobre o caminho que estamos a construir e como estamos a ajudar essa mesma construção. é um livro que ensina, mas que, principalmente, nos leva a pensar, a imaginar, a estarmos preparados não como indivíduos, mas como sociedade, ao que está para chegar. Se o tema vos interessa, então poucos autores estão ao nível de Michio Kaku.

Luís Pinto




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.