terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

365 DIAS COM HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL


Autor: Luís Almeida Martins




Sinopse: À segunda-feira conheça os grandes factos e pequenos episódios que marcaram a História de Portugal, à terça é a vez de ser apresentado aos seus protagonistas, na quarta trave guerras sangrentas e batalhas vitoriosas e na quinta veja-se envolvido em revoluções e conspirações que abalaram o poder. A sexta é dia de ficar a par das histórias de alcova, de traições e infidelidades de reis, rainhas e não só e no sábado surpreenda-se com os mitos, lendas e curiosos mistérios dos nossos nove séculos de História. Para terminar a semana, ao domingo é tempo de descansar a ler episódios relacionados com grandes escritores, artistas e monumentos de Portugal. O convite é irrecusável. Só precisa de poucos minutos por dia para, de forma concisa e divertida, fazer uma extraordinária viagem pela História de Portugal ao longo de 365 dias. Cada dia é uma nova descoberta. Uma nova história.



Mal vi o título deste livro, fiquei com vontade de lê-lo pela abordagem original. O que este livro nos oferece é uma história por dia, com os temas a serem iguais para cada dia específico da semana, tal como podem ver na sinopse.
 
Para colocar 365 histórias num livro seria preciso uma escrita direta e capaz de dar algum contexto ao leitor para nao sentir que "caiu de paraquedas" numa história qualquer dentro de um contexto diferente da história anterior. O autor consegue quase sempre criar essa zona de conforto em que o leitor não se sentirá perdido, tornando esta obra numa leitura muito agradável.
 
Gostei da grande maioria das histórias deste livro. Os temas são bastante diversificados e mesmo aquelas histórias que no início pareciam que não me iriam agarrar, acabaram por consegui-lo porque em todas elas senti que estava a aprender bastante sobre a História do meu país.
 
Claro que sendo 365 histórias, todas elas são muito pequenas e apenas exploradas levemente, levando a que a curiosidade para procurar mais informação seja normal, mas este livro serve como uma boa introdução aos mais variados temas, e quando acabamos a sua leitura, não iremos dominar nenhuma assunto em particular, mas teremos uma noção muito mais global sobre a História de Portugal, e é esse o objetivo do livro: mostrar-nos um pouco os momentos e personalidades mais marcantes deste pequeno país que já conseguiu tanto durante os últimos séculos.
 
Gostei deste livro. A leitura nunca foi um esforço, talvez por cada história ser pequena e o autor conseguir tornar cada uma em algo interessante mesmo quando à partida parece que não. A escrita é direta e objetiva e apesar de ser um livro que, obviamente, deixa muito por explicar, quem o ler ficará a saber muito mais sobre Portugal, principalmente se forem iniciados neste tema.

Luís Pinto
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.