sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

DIREITOS DE SANGUE


Autor: Kristen Painter

Título original: Blood Rights



Chrisabelle esconde no corpo as marcas douradas e os segredos das comarré - uma raça especial de humanos criada para alimentar a elite de vampiros nobres com o seu sangue rico e poderoso. O destino dela está traçado desde sempre: servir incondicionalmente o seu patrono. Mas quando este é assassinado, a vida de Chrysabelle muda por completo. Finalmente pode ser livre, um sonho que nunca se permitira ter e que depressa se transforma num pesadelo.


Um colega disse-me que esta série melhora a cada livro (leu a versão inglesa) e então entrei neste mundo com algumas expectativas.
O mais interessante neste início de saga é o mundo criado. Existe um equilíbrio interessante entre as várias temáticas que tornam a história mais sólida. É verdade que em alguns momentos, surgem algumas dúvidas sobre como este mundo se sustenta e torna credível, mas também fica a ideia que muitos dos segredos desta história ainda não foram revelados (isto falando do mundo em si), e como tal, são pormenores que apenas nos próximos livros se poderão analisar melhor.

Ainda falando deste mundo, assinalar que a sua compreensão é fácil mesmo existindo alguma complexidade, pois a autora faz um bom trabalho ao mostrar onde esta história se desenvolve. Existem várias classes sociais e uma intriga constante, levando a que a autora nunca nos mostre tudo. Aliás, neste livro nada é descrito de uma só vez. As descrições são dadas aos poucos não deixando que a acção pare, e portanto este livro é uma obra de ritmo elevado onde apenas é descrito o essencial.

Em relação às personagens, todas elas mostram que têm um passado sólido onde se escondem vários segredos. Esta noção de secretismo ajuda a que o ritmo se mantenha elevado, principalmente quando vamos descobrindo um pouco mais sobre Tatiana, a vilã. Esta é, aliás, a personagem que mais gostei, talvez por ser a mais coerente. Algumas das personagens boas, pareceram-me "demasiado boas" em alguns momentos, enquanto que Tatiana me pareceu apenas uma personagem com convicções definidas, e portanto, bem sustentada.

Com uma forte distinção entre as duas personagens principais (heroína e vilã), gostei bastante do facto de, apesar de  existir um casal (Chrysabelle e Malkom) que é o centro da acção, a própria acção não se centra na relação entre os dois, mas sim nos seus objectivos, quer seja a sobrevivência, honra, etc... Existem vários momentos de grande emoção e que prendem o leitor, no entanto é preciso dizer que alguns, são mal explicados, e enquanto não o forem, ficará a sensação que foram forçados. Este é, no entanto, um problema comum em muitos livros que são o início de uma saga.

Com um ritmo elevado e um mundo negro, que se enquadra perfeitamente na escrita da autora (directa e forte), existe sempre um negrume que envolve o enredo e que gostei, pois nunca me pareceu exagerado dentro do contexto. Em algumas ocasiões dá a ideia que as personagens perdem um pouco a noção do objectivo principal, criando outros, e esse deverá ser o início para os restantes livros, pois várias hipóteses ficam no ar. Várias perguntas ficam sem resposta juntamente com a sensação que o melhor está para vir. O mundo e a intriga oferecem o que é necessário para termos aqui uma boa saga, mas só os próximos livros o poderão confirmar.

É claramente focado para o público feminino, mas em certos momentos o livro perde essa identidade, principalmente quando estamos com Tatiana, e portanto, apesar de ser aconselhado a um público feminino, qualquer pessoa apreciadora deste tipo de fantasia urbana poderá apreciar esta história. É um livro com falhas, principalmente porque não explica muito, mas no global é um empolgante início de saga e que me deu vontade de ler os próximos livros. Novo livro dentro de alguns meses!

Luís Pinto

7 comentários:

  1. Obrigada por esta excelente opinião Luís! Espero que continues com esta saga porque eu acho que vou adorar!

    ResponderEliminar
  2. como sempre, uma excelente opinião que me está a convencer. Vou ver se o livro fica mais barato nas feiras que ai vem. Também não conhecia porque ando um pouco fora das novidades mas fiquei interessada. Continua com a saga.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Já tinha olhado para o livro e estava interessada. Agora fiquei ainda mais. Vou comprar e espero que continues com a saga.

    ResponderEliminar
  4. Também fiquei muito interessada depois desta opinião e já vi que outros blogs também gostaram bastante. Vai para a lista de compras!

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Vou esperar pelos próximos livros mas gostei bastante da tua opinião. Se gostares do segundo sou capaz de começar a ler.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos pelos comentários!

    ResponderEliminar
  7. e tentarei continuar com esta saga durante este ano! Obrigado a todos!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.