Título original: Star Wars: Shadows of the Empire
Ano: 3,5 ABY
Tal como qualquer fã, quando vi os filmes Star Wars senti que existia um grande buraco entre o Episódio 5 e o 6. Claro que este buraco não destrói nada na série, mas ficamos a pensar: como terá Luke acabado o seu treino? Como construiu o seu sabre de luz? Como se tornou Lando um membro tão importante na aliança rebelde?
Este livro explica tudo isto, e muito mais, num trabalho que não seria fácil, pois Steve Perry teria de criar um livro que explorasse os interesses, políticos e comerciais, enquanto desenvolvia as personagens e ligava os acontecimentos entre filmes. O livro (e o jogo que completou o livro) tornou-se de tal forma esclarecedor que Lucas lamentou não ter criado um filme.
O livro mostra-nos duas acções principais: a conspiração de Xizor, líder de um poderoso grupo de criminosos, em que tenta matar Vader; e também a missão de Leia e Luke em que tentam salvar Han Solo pela primeira vez. Pelo meio ainda vemos como o Imperador consegue oferecer aos rebeldes os planos da nova Estrela da Morte.
A intriga política está muito boa, enquadrando-se no universo SW e a personagem Xizor dá um fulgor ao livro, com uma imagem de vilão sedutor, mas principalmente porque ajuda a revelar os planos de Vader e do Imperador para destruir os rebeldes. A personagem de Vader, volta a ser o momento alto deste livro, com várias perguntas a serem respondidas, principalmente sobre os seus sentimentos para com Luke.
Cheio de bons momentos, será difícil esquecer como Vader se tenta curar com o lado negro da Força, pois revela muito mais do que esperava ao início: uma mente quebrada onde, por vezes, vemos Anakin e não Vader.
Luke também dá muito a este livro, principalmente ao completar o seu treino e sabre de luz (e mais não revelo).
Com um ritmo sempre alto e muita acção, este livro parece quase um filme, pelos diálogos curtos e poucas descrições. A escrita do autor, por vezes, parece quase infantil, mas a história faz-nos esquecer esses apontamentos, e acabamos viciados nestas páginas.
Este livro não é fabuloso, tem algumas falhas e alguns momentos forçados, mas a excelente ligação que faz entre filmes e o que revela, torna-o obrigatório para qualquer fã. Criar um livro que é a ligação de dois filmes não terá sido fácil, principalmente conseguindo captar tão bem a atenção dos leitores que já sabem como o livro terá de acabar para começar o filme. Mas Perry conseguiu, escrevendo um livro que é entretenimento puro.
Se gostam de Star Wars e querem saber mais sobre este universo, de certeza que gostarão deste livro. Preparem-se para muitos pormenores que valem a pena serem lidos!
Novamente uma crítica capaz de espremer um livro, dizer o que é importante e não revelar nada! Parabéns!
ResponderEliminarNão estava à espera desta. Já está na lista para aquisição. Um dia!
ResponderEliminardesconhecia este livro e parece-me muito interessante falar sobre o que acontece entre filmes. Excelente divulgação da tua parte.
ResponderEliminarTambém fiquei curioso porque sou um grande fã dos filmes e esta ligação parece interessante.
ResponderEliminarUm tema no minimo interessante!
ResponderEliminarFiquei com vontade de ler. Thanks!
ResponderEliminarBoa opinião. Fiquei convencido. Está na lista de compras para os próximos 12 meses :P
ResponderEliminar