quinta-feira, 26 de julho de 2012

STAR WARS: As Sombras do Império

Autor: Steve Perry


Título original: Star Wars: Shadows of the Empire


Ano: 3,5 ABY

Tal como qualquer fã, quando vi os filmes Star Wars senti que existia um grande buraco entre o Episódio 5 e o 6. Claro que este buraco não destrói nada na série, mas ficamos a pensar: como terá Luke acabado o seu treino? Como construiu o seu sabre de luz? Como se tornou Lando um membro tão importante na aliança rebelde?
Este livro explica tudo isto, e muito mais, num trabalho que não seria fácil, pois Steve Perry teria de criar um livro que explorasse os interesses, políticos e comerciais, enquanto desenvolvia as personagens e ligava os acontecimentos entre filmes. O livro (e o jogo que completou o livro) tornou-se de tal forma esclarecedor que Lucas lamentou não ter criado um filme.

O livro mostra-nos duas acções principais: a conspiração de Xizor, líder de um poderoso grupo de criminosos, em que tenta matar Vader; e também a missão de Leia e Luke em que tentam salvar Han Solo pela primeira vez. Pelo meio ainda vemos como o Imperador consegue oferecer aos rebeldes os planos da nova Estrela da Morte.

A intriga política está muito boa, enquadrando-se no universo SW e a personagem Xizor dá um fulgor ao livro, com uma imagem de vilão sedutor, mas principalmente porque ajuda a revelar os planos de Vader e do Imperador para destruir os rebeldes. A personagem de Vader, volta a ser o momento alto deste livro, com várias perguntas a serem respondidas, principalmente sobre os seus sentimentos para com Luke. 
Cheio de bons momentos, será difícil esquecer como Vader se tenta curar com o lado negro da Força, pois revela muito mais do que esperava ao início: uma mente quebrada onde, por vezes, vemos Anakin e não Vader.
Luke também dá muito a este livro, principalmente ao completar o seu treino e sabre de luz (e mais não revelo).

Com um ritmo sempre alto e muita acção, este livro parece quase um filme, pelos diálogos curtos e poucas descrições. A escrita do autor, por vezes, parece quase infantil, mas a história faz-nos esquecer esses apontamentos, e acabamos viciados nestas páginas.
Este livro não é fabuloso, tem algumas falhas e alguns momentos forçados, mas a excelente ligação que faz entre filmes e o que revela, torna-o obrigatório para qualquer fã. Criar um livro que é a ligação de dois filmes não terá sido fácil, principalmente conseguindo captar tão bem a atenção dos leitores que já sabem como o livro terá de acabar para começar o filme. Mas Perry conseguiu, escrevendo um livro que é entretenimento puro. 
Se gostam de Star Wars e querem saber mais sobre este universo, de certeza que gostarão deste livro. Preparem-se para muitos pormenores que valem a pena serem lidos!

7 comentários:

  1. Novamente uma crítica capaz de espremer um livro, dizer o que é importante e não revelar nada! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Não estava à espera desta. Já está na lista para aquisição. Um dia!

    ResponderEliminar
  3. desconhecia este livro e parece-me muito interessante falar sobre o que acontece entre filmes. Excelente divulgação da tua parte.

    ResponderEliminar
  4. Também fiquei curioso porque sou um grande fã dos filmes e esta ligação parece interessante.

    ResponderEliminar
  5. Um tema no minimo interessante!

    ResponderEliminar
  6. Fiquei com vontade de ler. Thanks!

    ResponderEliminar
  7. Boa opinião. Fiquei convencido. Está na lista de compras para os próximos 12 meses :P

    ResponderEliminar