quarta-feira, 2 de maio de 2012

O PUNHAL DO SOBERANO

Autor: Robin Hobb

Título Original: Royal Assassin


Após acabar este segundo livro da Saga do Assassino (a primeira metade da versão original "Royal Assassin"), posso garantir que estou viciado.

Há livros que apresentam qualidade, outros que são viciantes. A junção destas duas características não é obrigatória, e a verdade é que por vezes temos obras-primas que não são viciantes, ou então livros medianos que por algum motivo nos conseguem agarrar, lê-mos compulsivamente e no fim, apesar de sabermos que são livros que em nada se destacam, a verdade é que nos deram prazer, nos obrigaram a ler a cada momento de tempo livre.

O Punhal do Soberano consegue juntar estas duas características, sendo bom e viciante, e muito graças à evolução da escrita da própria autora. Sendo este livro como um diário da personagem principal, o ritmo será sempre lento em termos de acontecimentos, sendo por vezes as repetições banais do dia-a-dia. Levantar, vestir, comer... a evolução da personagem.
Escrever uma saga assim sem ter uma escrita apelativa seria matá-la e tal notou-se de forma muito suave no primeiro livro. Ao fim de meia dúzia de livros começaria a ser monótono. Mas Hobb faz uma transformação muito boa da sua escrita do primeiro livro para este. Mais viva, mais objectiva e com mais significado, Hobb demonstra ainda ter noção que o essencial é levar o leitor a gostar da personagem que escreve a história.

Fitz, o nosso narrador, evolui, e com ele a escrita da autora juntamente com a história. A forma como Hobb escreve é o grande trunfo deste livro na minha opinião. Para além desse ponto, Hobb começa este livro nos acontecimentos imediatamente a seguir ao anterior, levando o leitor a começar a ler sem qualquer necessidade de novas introduções, pois já sabemos onde estamos enquadrados. Tudo isto aumenta o ritmo e a vontade em ler mais!

Em termos de história este livro não consegue bater o primeiro, por um simples motivo: trata-se apenas de metade do livro original, não tendo um fim de cortar a respiração e deixando a sensação que o melhor está para vir (o desvendar da trama). Posto isto, este livro é uma evolução necessária para as personagens e serve como ponte para o próximo. Com a história a nunca passar do "morno", são as personagens que se destacam e em todas elas há evolução e revelações. Especial destaque para Bobo que está melhor, vincando a sua personalidade e motivações, e Lobito consegue dar toda uma nova perspectiva (muito interessante) e que ajuda a não vermos apenas a história pelos olhos de Fitz, tornando-se uma excelente aquisição para o livro. Mas este livro vive de Fitz e Veracidade.

A evolução, quase palpável de Fitz foi o que me agarrou. A busca pelo significado das suas acções, a descoberta da adolescência, da responsabilidade e aqueles momentos de reflexão em que percebeu onde errou. Se nos próximos livros a escrita da autora evoluir em maturidade juntamente com Fitz, então será impossível parar. 
Por outro lado, Veracidade é para mim a personagem mais fascinante, por todas as suas motivações e sacrifícios que não vou aqui revelar. É uma personagem que promete.

Não há, para já, muito a dizer sobre este livro, por ser apenas metade do original, mas tenho de evidenciar o importante: Hobb precisa de manter esta fórmula. Uma escrita viva e uma cadência de acontecimentos que não deixem o leitor pensar para lá do que está a ler. Se o ritmo baixar, o leitor terá a capacidade de questionar certos acontecimentos, aos quais Hobb poderá não dar resposta, porque o leitor está "agarrado" aos olhos de Fitz. A verdade é que ainda se trata de uma história com poucas personagens, muito restrita em termos de espaço e limitada ao que Fitz vê. E se por um lado isso é excelente para nos surpreender, Hobb tem de conseguir que o leitor esteja sempre atento ao detalhe e motivado a ler.

Mas com esta fórmula, Hobb tem tudo, mesmo tudo, para criar uma saga que agarre qualquer leitor e que se torne uma das favoritas para quem a ler. Eu estou "agarrado" e recomendo esta saga a quem goste do género. Se estão interessados, arrisquem!
Uma grande aposta desta editora!

26 comentários:

  1. Mais uma excelente opinião Luis.
    Eu já li todos os livros publicados por cá. Eu acho o Fitz um pouco bronco mas gosto dele. Quem te irá surpreender é o Bobo, que é uma personagem genial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lars!
      Obrigado pelo comentário.

      Eu também tenho muitas esperanças no Bobo, mas acho que vou precisar do próximo livro para ter mais umas revelações. algum livro favorito dentro da saga?

      Eliminar
  2. Parabéns, outra grande crítica. Esta saga irei ler quando tiver dinheiro para a comprar de seguida. Até lá vou lendo as tuas opiniões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cristina. Olha que para já está a valer a pena!

      Eliminar
  3. As tuas críticas são sempre boas. Nem vale a pena elogiar.

    sobre estes livros, já comprei o primeiro mas ainda não o li. Está aqui numa enorme torre para ler. Estou a gostar muito das tuas opiniões e dá-me a ideia que deve mesmo ser uma saga muito interessante.

    Dou-te ainda os parabéns por todos os fãs e seguidores que já tens quando ainda não tens um ano de blogue.

    Keep going!

    ResponderEliminar
  4. Esta já está para ser comprado há algum tempo. A tua opinião só me veio convencer ainda mais. Tenho curiosidade nesse Bobo. Já vi alguns comentários neste e no livro anterior sobre esta personagem e gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me unânime que quem lê gosta. Acredito que vás gostar.

      Eliminar
  5. Já li toda a saga, mas ainda não li a nova saga com o regresso do assassino. Não resisti a ler a tua opinião, como sempre boa, bem estruturada e sem revelares nada. Acho que conseguis-te captar o essencial e concordo quando falas nesta formula da Robin Hobb. Resumidamente concordo contigo em tudo e também acho que vais adorar o bobo cada vez mais.

    ResponderEliminar
  6. Uma saga que acompanho à algum tempo e que tenho adiado de comprar. A tua opinião ao primeiro livro já me tinha despertado a atenção e agora ainda mais.

    ResponderEliminar
  7. Ora o segundo já está não é Luis?
    No 3º livro "A corte dos Traidores" haverá um climax tal que acredita se já te rendeste, ficarás sem respiração practicamente no fim. (comparo-o um pouco á sensação que sentimos em A glóeia dos Traidores de GRRM.
    Neste momento tenho Fitz Cavalaria em Banho-maria, li o ano Passado o 1º volume de "O regresso do Assassino" que me desapontou um pouco (bem mas isso já são outros 500.)
    Um abraço Luis, continua com esta saga... que vale bem a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno! O segundo já cá canta e já estou cheio de vontade de ler o terceiro! Agora ainda me deixaste com mais vontade!
      Assim que tiver oportunidade meto-me a ler o 3º!

      Abraço!

      Eliminar
  8. Não costumo aventurar-me em sagas muito grandes mas depois de começar a ler GRRM comecei a olhar com outros olhos para estas sagas mais extensas. Esta série da Hobb já à muito que vejo no site da editora mas nunca foi prioritário. vou esperar pelo fim das tuas opiniões. Mas é interessante ver que muita malta que comenta aqui já leu e gostou. Não tinha noção deste sucesso.

    E já agora, comprei 7 livros na feira do livro por causa deste blog, incluindo a entrada na saga O Mago e Jóias Negras. Ainda devo passar por lá para comprar uns do star wars!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá qwerty!
      Se estás a ler o GRRM e depois continuares com o Mago e as Jóias Negras, então depois só tens de passar para esta saga. Ainda vou muito no início, mas os comentários de quem passa por aqui deixa-me confiante que vou adorar a saga toda!

      7 livros? Não sei quais são, mas espero que gostes!

      Eliminar
    2. Olá Luis. Por causa do teu blog comprei na feira o Jogo Final, tentei comprar o Farenheit 451 mas não havia. Ainda comprei o Ratos e Homens, A estrada e o Deus das moscas. Ainda vou lá voltar e vi que há pessoas no facebook que dizem que compraram a saga da boleia pela Galáxia por sugestão tua. Estive a ler as tuas opiniões e parece ser um livro muito interessante. Vou ver se está barato.
      Em relação a esta saga, está na wishlist há algum tempo graças a opiniões de outros blogues. Vou continuar atento às tuas mas quase de certeza que vou acabar por comprar.

      Eliminar
  9. Muito boa opinião. continua!

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante da tua opinião. Não costumo ler fantasia mas tenho lido as tuas opiniões e vou tentar entrar neste género. Talvez comece por esta saga que me parece algo soft. Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Hugo Raposomaio 09, 2012

    Mais uma grande opinião e crítica a um livro muito bom. Já li tudo o que foi publicado por cá (tou à espera do próximo que saí este mês se não estou em erro) e tenho a dizer que quando li este livro, tinha as mesmas opiniões que tu. Apesar de lenta, a escrita consegue ser viciante de modo a que não paramos de ler. Adorei a personagem do Lobito, apesar de achar que a autora depois "esticou um bocadinho a corda" com o pobre animal. =p
    Mas definitivamente a personagem que mais me fascinava era Veracidade pelos factos que (muito bem) decidiste omitir.

    Espero que não percas a coragem e leias a saga até ao final porque vale definitivamente a pena, especialmente o terceiro livro (na minha opinião, o melhor de todos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hugo. Tudo bem?
      Também já reparei que o próximo livro está quase a sair. vi a capa há uns dias. Veracidade é uma grande personagem. Estou com muitas expectativas em relação ao que fará no futuro. Ainda não tenho o terceiro livro, mas assim que o tiver, será ler sem parar.
      Que andas a ler?

      Eliminar
    2. Hugo Raposomaio 14, 2012

      Sabes que comigo, tá sempre tudo bem.. = p
      Olha acabei de ler o "Cavaleiro de Westeros" e depois li o "Fahrenheit 45" (Por Causa da tua crítica). Tenho de dizer que a crítica deixou-me com expectativas que foram totalmente cumpridas... Um GRANDE livro!

      Agora vou mesmo esperar pelo dia 25 para comprar o novo da Hobb porque não tenho andado com muito tempo para ler, então prefiro esperar porque já sei que o que quer que seja que comece agora a ler vai ser posto de parte quando ele sair... =p

      Eliminar
    3. Olá Hugo! A sério que gostaste do Fahrenheit? Ainda bem. eu adorei o livro e foi daquelas críticas que gostei mesmo de escrever. Já agora, o que achaste do Cavaleiro de Westeros? Com contos a ganharem tantos prémios estou à espera da qualidade a que o Martin nos habituou.

      Pois, eu ainda vou ter de esperar muito pelo novo da Hobb. Vou tentar ler o 3º no próximo mês. É que a saga torna-se mesmo viciante.

      Abraço! e depois diz-me se gostaste do livro da Hobb!

      Eliminar
    4. Hugo Raposomaio 16, 2012

      Adorei mesmo o Fahrenheit... Não só a história, mas também como estava escrita! Um livro brilhante...

      O Cavaleiro de Westeros, tenho de ser sincero que me desiludiu um bocado... =s Estava à espera de um bocadinho melhor, depois de ler toda a saga do Martin, não só pelo facto de o livro ser dividido em duas partes completamente distintas (a introdução e o conto em si), mas também por denotar uma certa imaturidade na escrita do Martin, mas não deixa de ser um bom livro que aconselho vivamente a todos os seguidores de Martin...

      Podes aguardar o meu comentário ao livro da Hobb assim que o acabar de ler (que deve ser lá para dia 27 ou 28 =p)

      Eliminar
    5. Quero ver se leio o Cavaleiro ainda este ano, principalmente porque tem muitos contos de Sci-fi. Depois digo-te o que achei.
      Quando acabares a Hobb avisa! Fico à espera!

      Eliminar
    6. Hugo Raposomaio 26, 2012

      Olha já li o livro novo (menos de 9 horas para o ler)... deixei-t um pequeno comentario ao livro no teu facebook, mas nao quis revelar muito para nao dar muitos spoilers... =p

      Eliminar
  12. Fico mesmo contente por saber que apostaste na Robin e que gostaste. :) Fico à espera que leias os próximos volumes e que publiques a opinião.
    Fico curiosa para saber o que achaste do final da saga.
    Eu vou brevemente começar a ler a segunda série. :) Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.