segunda-feira, 2 de abril de 2012

Star Wars: Precipice



Autor: John Jackson Miller



Ano: 5000 BBY


Este é cronologicamente o primeiro livro do universo Star Wars, passado  5000 anos antes da batalha de Yavin (Episódio 4 em que Luke Skywalker destrói a Death Star).

Com este primeiro livro (um pequeno e-book) ficamos a conhecer um grupo de Siths que aterra em Kesh e não tem forma de abandonar o planeta.
Quem começar por este livro após ter visto os filmes irá sentir a falta de grande parte da tecnologia, principalmente do esplendor dos planetas mais famosos da saga, mas sinceramente não senti falta de ler sobre cidades infinitas com enormes arranha-céus e carros voadores.
Neste início da Era Sith, começamos por ver o lado negro da força (enquanto que nos comic books iremos ver o lado dos Jedis) e iremos aos poucos aprender muito sobre a cultura, regras e objectivos dos Sith, o que para mim foi um dos pontos mais interessantes.

A escrita do autor é por vezes complicada mas felizmente tornar-se-á mais simples nos próximos livros. Ao início senti-me um pouco perdido, principalmente pela quantidade de nomes que aparecem na história sem grande introdução, mas tal sensação passa ao fim de algumas páginas, e no fim fiquei com a sensação que quem não conhecer bem o universo Star Wars poderá mesmo assim apreciar totalmente este livro (talvez até mais do que os fãs que possam ter expectativas muito elevadas).
As personagens parecem credíveis desde o início, bem encaixadas no universo que conhecemos, ajudando a sentir que estamos a ler Star Wars. A história é boa, mas como qualquer início, preciso de páginas para se desenvolver, e isso apenas acontecerá com os próximos livros.

Esta pequena saga "Lost Tribe of the Sith", composta por 7 livros, tem neste Precipice o livro mais fraco. A luta entre Siths e Jedis já marca presença mas serão necessários os restantes livros para o leitor se agarrar a este Universo, começando a encaixar lentamente as peças. 
Sendo Star Wars é difícil para mim não gostar do livro. Porém, este início não deslumbra, muito provavelmente por ser um livro tão pequeno. Uma saga que irá evoluir, garanto-vos, porque já a li.

Dentro de alguns dias falarei da continuação.
 

13 comentários:

  1. Fizeste muito bem em começar já a falar dos livros do início da saga. como os livros são penas em inglês vou esperar pelas tuas próximas opiniões, mas dou-te desde já os parabéns pelo trabalho. Continua!

    ResponderEliminar
  2. Uma iniciativa muito interessante porque vais falar de livros que não se falam em Portugal. Também vou estar atenta porque sou uma enorme fã dos filmes. continua.

    ResponderEliminar
  3. Também gostei desta minisérie. Só peca por assumir um grande conhecimento do universo onde se insere.

    ResponderEliminar
  4. Sou ganda fã de Sw mas nunca li livros. Esta saga parece interessante mas vou esperar pela tua opinião aos 7. Parabéns, como sempre.

    ResponderEliminar
  5. boa iniciativa e boa crítica sem spoilers!

    ResponderEliminar
  6. Fiquei muito entusiasmado quando começaste a falar do star wars. não conheço nenhum livro e já vi os filmes todos muitas vezes. Se as tuas criticas continuarem favoraveis, devo comprar uns livros. força com este cantinho star wars.

    ResponderEliminar
  7. Estive a ver e os 7 livros ficam baratos. Quando acabares de falar desta saga da Tribo dos Sith se gostar das tuas opiniões compro.
    Parabéns pela crítica.

    ResponderEliminar
  8. Continua!
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Estou a gostar bastante das críticas sobre o Universo Star Wars e começo a sentir-me tentado em comprar a saga...Continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera pela próxima crítica, que ai é que ficas tentado de certeza.

      Eliminar
  10. Obrigado pelos comentários. Espero não demorar muito a falar dos 7 livros! Continuem a aparecer!

    ResponderEliminar
  11. Ois Luis,

    Estou curioso por saber mais sobre este universo que para mim é desconhecido ,).

    Continua o bom trabalho.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Este mês falarei sobre mais uns livros. Não tem havido muito tempo.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.