quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O DARDO DE KUSHIEL


Autor: Jacqueline Carey

Título original: Kushiel’s Dart


Sinopse: TERRE D'ANGE é um lugar de beleza sem igual. Diz-se que os anjos deram com a terra e a acharam boa... e que a raça resultante do amor entre anjos e humanos se rege por uma simples regra: ama à tua vontade. Phèdre é uma jovem nascida com uma marca escarlate no olho esquerdo. Vendida para a servidão em criança, é comprada por Delaunay, um fidalgo com uma missão muito especial... Foi, também ele, o primeiro a reconhece-la como a eleita de Kushiel, para toda a vida experimentar a dor e o prazer como uma coisa só. Phèdre é adestrada nas artes palacianas e de alcova, mas, acima de tudo, na habilidade de observar, recordar e analisar. Espia talentosa e cortesã irresistível, Phèdre tropeça numa trama que ameaça os próprios alicerces da sua pátria. A traição põe-na no caminho; o amor e a honra instigam-na a ir mais longe. Mas a crueldade do destino vai levá-la ao limite do desespero... e para além dele. Amiga odiosa, inimiga amorosa, assassina bem-amada; todas elas podem usar a mesma máscara reluzente neste mundo, e Phèdre apenas terá uma oportunidade de salvar tudo o que lhe é mais querido.
 

Quando no início do ano aproveitei a promoção 3=2 do site da editora Saída de Emergência (penso que para comprar os primeiros dois livros da saga O Mago) foi este o livro que recebi de oferta. Porque o escolhi? Achei a capa interessante, li a sinopse e decidi arriscar.
Contudo li o livro sem qualquer expectativa, mas rapidamente comecei a gostar a forma como Carey escreve. Quase como um diário, a história é-nos narrada por Phèdre, uma personagem que se tornou aos poucos mesmo muito interessante. Mas já lá vamos.

Primeiro que tudo devo avisar: se só gostas de fantasia rápida, cheia de acção, em que tudo é lido sem grande esforço mental, então este livro não deverá ser para ti. A verdade é que o início do livro é lido com algum esforço, primeiro porque a escrita de Carey é lenta, e depois porque o universo criado é grande, muito grande, cheio de personagens que “entram” nas páginas como se nós já as conhecêssemos. Resumindo: passamos muito tempo a visitar as páginas que nos indicam quem são as personagens. Obrigado à editora, sem estas páginas tornar-se-ia mesmo muito difícil.
Passadas algumas páginas a ginástica mental, necessária para percebermos o que se passa, diminui, mas nunca se torna num livro fácil de ler, pois o enredo é realmente complexo, sendo algo que ao início pode afastar alguns leitores, mas acreditem que existe muita qualidade neste livro. Lentamente percebemos as movimentações desta vasta corte cheia de intrigas, manipulações, prazeres e a história começa a agarrar-nos.

Sendo um livro de fantasia, a verdade é que essa mesma fantasia é muito mais sugerida do que imposta pelo mundo onde se desenrola, e como tal não se trata de um livro de fantasia puro, sendo muito mais um romance que tem um ou outro toque de fantástico. Mas o que realmente impulsiona a história é muito mais real do que fantástico. Como tal, o que move esta história?
Sexo. Sexo é, sempre foi, e sempre será, uma forma de poder, de persuasão. O sexo, a atracção e desejo consequente são armas poderosas, viciantes, incrivelmente bem usadas pelas personagens deste livro por forma a manipular e usar quem sente esse desejo… e aos poucos entramos neste mundo de intrigas, sedução e luxúria. Vamos lendo e percebendo as teias que prendem algumas personagens, o desejo por Phèdre, por aquilo que apenas ela pode dar. Tal facto, juntando-se a astúcia e a evolução da personagem, tornam Phèdre uma personagem que vale a pena seguir. Rejeitada por uns, usada por outros e desejada por todos, Phèdre é a “voz” de uma história elegantemente narrada, com uma escrita que tenta ser sensual (certamente grande trabalho na tradução) por forma a aproximar-nos na personagem, sua vida e sentimentos. 

O universo criado por Carey, vasto em personagens, é simultaneamente parecido e diferente das culturas europeias de séculos passados, mas nota-se desde o início que se trata de uma criação capaz de sustentar uma história por muitos livros, ficando apenas por saber se a autora terá a arte de usar de forma satisfatória tudo o que criou.
O livro é grande, principalmente porque se trata apenas de metade do original, muito graças à narração pormenorizada, quase um diário, de todos os acontecimentos. A escrita de Carey nunca torna o livro desinteressante, e como já disse, é um livro que tenta seduzir. Visualmente forte, Carey não “censura” nas descrições, sendo muitas as que tornam este livro num romance para adultos, devendo “ficar fora do alcance das crianças”. Também estas descrições podem desagradar a algumas pessoas, mas sinceramente penso que encaixam bem na história, principalmente para sentirmos o que Phèdre sente.
As restantes personagens são boas, bem construídas e a história tem tudo para se tornar em algo que seja realmente bom. Infelizmente este livro sofre do facto de estar dividido. Se por um lado é bom não termos de carregar um livro com mil páginas, por outro senti que este primeiro volume é muito mais introdução do que desenvolvimento, visto que apenas nas últimas páginas (nas últimas 50, ou perto disso) é que os acontecimentos começam a acelerar verdadeiramente, dando a ideia que o próximo livro será mais rápido.

Como tal ainda me falta ler muito desta saga para a recomendar sem hesitar, mas confesso que este primeiro livro foi uma boa surpresa. Quem olhar para a sinopse e achar o tema apelativo, não ficará desiludido nestas quatrocentas páginas. Uma excelente estreia desta escritora, que apesar de não ter uma saga que encaixe no género que mais aprecio, a verdade é que já tenho aqui na estante o próximo livro para ler um dia.

Luis.

11 comentários:

  1. Fiquei muito interessada nesta série. Olha que vou estar atenta.

    ResponderEliminar
  2. à muito tempo que estou de olho neste livro. Obrigado pela tua opinião, está muito boa, acho que vou acabar por comprar e experimentar.

    ResponderEliminar
  3. Li os dois primeiros livros e qualquer dia lei o resto.
    A tua opinião está muito boa, e concordo com tudo o que escreveste. Aconselho-te o próximo. Eu gostei.

    ResponderEliminar
  4. Olá!!! Não conhecia o teu blog e foi um enorme prazer ler esta opinião. É exatamente o livro que estou a ler, estou mesmo no início e agora ainda fiquei com mais vontade de continuar.

    ResponderEliminar
  5. Mão conheço a saga. D certeza que me passou ao lado. Gostei da tua opinião, e fiquei entusiasmada com o livro mas reparei k são 6 livros. Fico à espera de opinioes aos restantes e vou ainda procurar noutros blogs. Parabéns pelo teu texto. está muito bom.

    ResponderEliminar
  6. Vais adorar os outros,eu estou á espera do próximo:)

    ResponderEliminar
  7. nunca li e cada vez ganho mais vontade. opiniao muit fixe.

    ResponderEliminar
  8. Estou a ver que é mais uma saga para um dia ler. Fico à espera do resto!

    ResponderEliminar
  9. Sou sincera, dos livros editados em portugues, o "pior" livro (até ver) é o 1º, que se fizermos a conversao para o original, será a primeira metade do livro, mas sinceramente estou a adorar ler estes livros. Estou frustrada por não ter noticias para quansdo saem os restantes livros da coleçao, começo a temer, que não estejam a pensar editar por qualquer motivo.. Aguardo com algum "desespero" os proximos livros, pois o ultimo livro editado em portugues acabou a meio de um acontecimento muito importante.. Resumindo, vale a pena ler os livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Irina.

      Eu só li o primeiro, que dizes ser o "pior". Quero regressar a esta saga, mas quando o fizer, tenho de reler este livro, pois já não me lembro dos detalhes todos.

      Quem sabe, talvez ainda este ano!

      Eliminar
  10. Novamente, obrigado a todos pelos comentários! Espero que gostem do livro.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.