quinta-feira, 12 de março de 2020

PARTO FELIZ


Autor: Marcela Forjaz



Sinopse: O parto é o final de uma longa caminhada de nove meses. O momento mais feliz para os pais que aguardam a chegada do seu tão desejado filho. Mas é também um momento de grandes dúvidas. Para que viva este momento único com toda a tranquilidade e segurança, a ginecologista e obstetra Marcela Forjaz, autora de O Grande Livro da Grávida, responde a todas as suas questões:
- Devo fazer preparação para o parto?
- A minha amiga diz que o toque é muito doloroso, é verdade?
- Posso tomar algumas medidas para tornar o parto mais fácil?
- O parto deve ser induzido?
- Quais os sinais de que devo ir para a maternidade?
- O que devo fazer se as águas rebentarem?
- O que são as contracções?
- O bebé sofre durante o parto?
- Estou grávida de gémeos, posso ter um parto natural?
- O bebé da minha amiga teve de ser tirado a fórceps, tenho terror que me aconteça o mesmo….
- A minha amiga fez uma episiotomia, também vou ter de ser cortada?
- Devo assistir ao parto da minha mulher?
- O que pode correr mal no parto?
- Devo amamentar?
- Como posso recuperar a minha forma física?
- Como devo preparar o meu regresso ao trabalho?



Há uns dias falei do livro "O grande livro da grávida" e hoje trago outro livro, da mesma autora, que também li para perceber um pouco mais sobre a gravidez e o parto, um tema sobre o qual era um grande ignorante até há pouco tempo.

Em primeiro lugar, salientar que algumas coisas que li neste livro, já tinha lido no anterior, e que são fundamentais aos dois livros, principalmente porque nem todos os leitores irão ler os dois livros. No entanto os livros não são assim tão parecidos e este livro foca-se muito mais no parto em si, e na preparação do mesmo, e menos em todos os aspetos da gravidez. É muito mais focado na fase final da gravidez e no que se pode e deve fazer para melhorar o futuro parto.

A isto junta-se também o facto de ser um livro que explica bastante, aborda algumas teorias e desmistifica muita coisa que se ouve por todo o lado. É um livro que informa mas que também analisa muito do que se costuma dizer sobre o parto e que não é verdade. 

Tal como no anterior livro que li da autora, a escrita é bastante simples e o livro muito direto, sem se perder no que não é essencial. O resultado é um livro pequeno, rápido e fácil de ler, mas que ensina bastante sobre os últimos meses de gravidez mas também sobre os meses seguintes onde os pais poderão estar "perdidos". O seu objetivo é óbvio, preparar as pessoas para um momento que pode deixar qualquer um nervoso e apreensivo, e tentar explorar como enfrentar o desconhecido que na realidade de desconhecido tem pouco. E este livro ajuda a compreender o que está a chegar.

Achei este livro muito interessante apesar de não tão completo como o anterior, mas ao ser muito focado no tema do parto, parece-me ser essencial para qualquer pessoa que esteja à espera de um filho, principalmente se for o primeiro parto. Clarifica e desmistifica, oferecendo um conhecimento que será reconfortante, penso eu. Se repararem na sinopse, poderão ver algumas das perguntas que a autora responde, e a resposta é sempre clara e sem nunca complicar demasiado, algo que acredito ser fundamental para passar boas mensagens sobre um tema onde novas perguntas poderão aparecer a cada minuto. Uma boa leitura, com muito para ensinar.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.