quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

UNIVERSO HUMANO


Autor: Brian Cox & Andrew Cohen


Sinopse: Universo Humano aborda algumas das maiores questões colocadas pelo Homem quando tenta compreender a sua própria natureza e o Universo onde vive. Através dos intermináveis avanços da mente humana, Brian Cox e Andrew Cohen exploram o nosso conhecimento atual e até onde a nossa curiosidade nos pode levar no futuro.
Com uma visão inovadora e um discurso acessível, Universo Humano revela como o tempo, a física e a química se uniram para criar uma criatura (nós!) que consegue admirar a sua própria existência e é abençoada com uma sede insaciável por descobrir as respostas às maiores questões alguma vez colocadas:
Quem somos?
Onde estamos?
Porque estamos aqui?
Estamos sozinhos?
E para onde vamos?



Porque estamos aqui? Como chegámos a este momento? Tudo o que existe, tem ou não algum sentido, quer seja físico ou espiritual? Desde sempre que nos questionamos sobre como nos tornámos no que somos, como chegámos aqui, como evoluímos, que papel devemos ter no nosso universo. Estas dúvidas, que nos levam ao verdadeiro centro da nossa existência e significado, provavelmente nunca terão uma resposta, ou pelo menos uma que agrade a todos.

Neste livro, Brian Cox, um dos mais famosos na sua área, explora o cosmos, o que sabemos sobre ele, o que não sabemos, como fomos descobrindo as leis da física e o que elas dizem sobre nós, mas também o que nos falta descobrir. O foco é perceber o caminho que foi feito até agora, e o que ainda falta fazer, desde a evolução de seres unicelulares até a um futuro onde a imortalidade é uma possibilidade. 

Os que seguem o meu blog sabem que este é um dos temas que mais aprecio: física, tecnologia, cosmos, e muito mais. Por isso, este livro foi uma leitura fantástica, até porque Cox sabe explicar tudo de forma muito simples, independentemente dos conhecimentos de cada leitor. É um livro feito para todos, até porque este livro toca em várias áreas diferentes da ciência e seria muito difícil um leitor conhecer em profundidade todas elas. Se não conhecem o trabalho de Brian Cox nem a forma como explica os problemas e suas soluções, procurem na internet alguns vídeos com as suas explicações ou entrevistas. 

Gostei bastante da estrutura do livro, explorando conceitos aos poucos, aprofundando certos factos e teorias, sempre com o intuito de tentar dar respostas que definem o que somos enquanto seres humanos, enquanto seres vivos neste universo. É um livro que nos faz pensar, que levanta perguntas, que nos dá respostas, que ensina, que nos leva a novas perguntas. No limite, que nos faz sonhar e questionar. Se apreciam estes temas, este livro deve estar na vossa prateleira.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.