terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

INSANE MODE - A HISTÓRIA DA TESLA


Autor: Hamish Mckenzie



Sinopse: Um relato eletrizante de uma das maiores histórias empresariais do século XXI.
Elon Musk, investidor, engenheiro e fundador de empresas como a SpaceX e a PayPal, cujas políticas empresariais estão focadas na redução do aquecimento global, apostando nas energias renováveis, é hoje um nome que todos conhecem, sobretudo como o homem à frente da Tesla.
Neste livro, Hamish McKenzie, ex-funcionário da Tesla, conta a história da empresa de carros mais revolucionária desde a Ford e de como, sob a liderança insana de Elon Musk, a era dos combustíveis fósseis está a chegar ao fim.
A Tesla desencadeou uma competição frenética, mas continua na liderança porque está a construir os carros e as infraestruturas que a nova era de transportes exige. A popularidade dos carros elétricos está a crescer em todo o mundo, sobretudo na China, e o autor entrevista titãs que, embora pouco conhecidos, têm o dinheiro e o acesso ao mercado para impulsionar uma revolução global de carros elétricos de forma rápida e decisiva.


Há muitos anos que sigo a vida empresarial de Elon Musk, desde os tempos da Paypal, muitos antes de inventar a Tesla ou a SpaceX. Quando Musk criou a Tesla, o conceito fez todo o sentido para mim e segui, de muito perto, todas as evoluções da empresa. Sendo assim, era mais do que normal que começasse a ler este livro.

Escrito por um antigo funcionário da Tesla, este é um excelente livro para quem quer saber como é que esta empresa foi sobrevivendo contra tudo e contra todos, enfrentando, não só a descrença de todos, mas principalmente a fora das empresas que não querem que os carros passem a ser elétricos.

Este é um livro sobre dificuldades e superação. Sobre acreditar numa ideia, ter fé num sonho e fazer tudo para que se torne realidade. Este é um livro sobre a visão de quem esteve lá, por dentro da empresa, vendo todos os momentos bons e maus que a empresa teve. Todos os momentos em que foram atacados, todos os momentos em que tomaram más decisões e, principalmente, todos os momentos de vitória, aplaudidos pelos milhões de fãs em todo o mundo que Elon Musk tem a apoiá-lo. 

Este é um livro de bastidores, cheio de histórias interessantes, bem estruturado e que nunca me cansou. Mesmo para quem leia bastante sobre esta empresa, este é um livro que nos ensina bastante, a dois níveis. Por um lado temos um livro com um foco empresarial bastante grande, mostrando os passos decisivos para esta startup que enfrentou o mundo e por outro lado é um livro com um grande foco humano sobre a luta de Elon Musk, que mesmo que possamos apreciar ou não, tem certamente muito para nos ensinar. Para todos os que querem saber mais sobre a mais famosa empresa do homem que está a mudar o mundo, este é um livro a ler.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.