quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

STAR WARS - Uma nova esperança


Autor: Hisao Tamaki & George Lucas



Sinopse: Para os fãs de Star Wars e de Manga.
O episódio IV (o primeiro filme) da épica séria Star Wars, em versão manga.
A Princesa Leia, líder do movimento rebelde que deseja reinstaurar a República na galáxia nos tempos sinistros do Império, é capturada pelas forças imperiais chefiadas pelo implacável Darth Vader, o servo mais fiel do imperador...









Desde que a Disney comprou os direitos de tudo o que é Star Wars, têm sido muitos os produtos lançados sobre o universo criado por George Lucas. Os meus favoritos são os livros de banda desenhada com assinatura da Marvel e que têm sempre uma qualidade muito elevada e que são editados pela Planeta aqui em Portugal.

No entanto, chegou há pouco tempo às lojas este novo livro, desenhado num estilo bastante japonês (manga), que reproduz nestas páginas os acontecimentos do primeiro filme de Star Wars. Este filme, o episódio 4 da saga, chamado de "Uma nova esperança" foi o momento em que tudo começou. Luke, Leia, Solo, Vader e muitos outros foram apresentados neste filme e agora nestas páginas, os fãs, ou os mais novos, podem reviver a primeira aventura de Luke e companhia.

Confesso que enquanto fã de Star Wars, achei estranho este novo estilo, muito animado e algo japonês para recriar estas personagens, mas ao fim de algumas páginas já não estranhava e no fim até fiquei com a sensação que será uma excelente forma de pôr crianças a ler e até a conhecerem este universo. Aquilo que posso dizer é que no meu caso estar perante um livro de manga não é um problema, pois confesso que para mim o importante é a história, o detalhe gráfico e a forma como a história é contada, e aqui tudo funciona bem. 

Olhando agora para esta adaptação de forma mais crítica, é preciso dar os parabéns pelo design e pelos pormenores nestas páginas. Senti-me sempre dentro deste universo mesmo tendo em conta que estava a ver páginas a preto e branco, desenhadas num estilo próprio mas que consegue reproduzir muito bem 

De assinalar também que todos os momentos, desde ação, passando por diálogos, estão bem recriados e o livro bem montado para não perdermos a ligação entre cada frame de ação. O resultado é um livro bastante grade, com muitas e muitas páginas cheias da imaginação de Lucas. 

Um fã de Star Wars certamente terá curiosidade em ver estas páginas, mas serão os mais novos que terão aqui uma oportunidade para começarem a ler ou começarem a conhecer este universo de Star Wars, caso ainda não conheçam, o que será difícil com as séries animadas de Star Wars a ganharem cada vez mais fama. Uma coisa é certa, em termos de literatura a Disney tem feito um bom trabalho com Star Wars, focando-se na qualidade e em diferentes grupos etários com alvo dos seus novos produtos. Venham mais livros, sff!

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.