terça-feira, 1 de março de 2016

A QUEDA DE WALL STREET


Autor: Michael Lewis

Título original: The big short



Sinopse: Com apenas 24 anos, Michael Lewis foi contratado pelo banco Salomon Brothers. Recebia centenas de milhares de dólares por ano mas não percebia nada de acções. Três anos depois bateu com a porta e escreveu o Liar’s Poker a relatar a sua experiência. E ficou à espera: tinha a certeza absoluta de que Wall Street, mais cedo ou mais tarde, iria cair com estrondo. Esperou mais de 20 anos.
Em 2007, Michael Lewis descobriu uma série de investidores que estavam a apostar tudo justamente na queda do sistema. Todos eles colocaram uma questão: e se o preço das casas cair? O que acontecerá ao mercado do subprime? Provavelmente o maior bestseller de sempre sobre a actual crise, A Queda de Wall Street narra-nos a história dos visionários que previram a mudança de paradigma, e que ganharam milhões de dólares com isso, e mostra-nos um mundo que poucos conhecem - a alta finança, as agências de rating e os seus monstruosos equívocos.



Sistema financeiro... é um dos temas que mais gosto de ler e aqui Michael Lewis escreve um livro que tem tanto de fascinante como de arrepiante pela realidade que demonstra. Bancos, ações, agências de rating, alavancagens, juros, etc... o autor explora a história verídica de um grupo de homens que previu a queda de Wall Street e a agora famosa bolha imobiliária.

Como tudo aconteceu? Porquê? Como podia ter sido evitado e quais os momentos mais importantes para que tenha acontecido... Lewis aprofunda com mestria o caminho feito por estes homens que conseguiram, prevendo a queda, ganhar bastante dinheiro e ao mesmo tempo avisar as pessoas para o futuro, sem que ninguém os tivesse ouvido.

Destaque para uma escrita simples e para uma montagem interessante que facilmente leva o leitor por um mundo que pode não conhecer. Expondo conceitos de forma objetiva, nunca me senti deslocado e acredito que quem não conheça nada sobre o assunto também não terá grande dificuldade. Aliás, o objetivo do livro não é explicar todos os problemas que levaram à queda, mas sim a forma como este grupo percebeu o problema. Preparem-se para verem um diferente estilo de vida e de mentalidades.

Não há muito que possa analisar neste livro. A história é deveras interessante porque é real e, como tal, quase chega a ser assustadora. Esta é uma crítica avassaladora, de forma indireta, a um sistema que tem falhas, e do qual todos dependemos. Um livro a ser lido por todos os que se interessem pelo tema e que é, provavelmente, o melhor livro do autor. 

Luís Pinto

4 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.