sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

AUGUSTO


Autor: Adrian Goldsworthy

Título original: Augustus - First Emperor of Rome



Sinopse: Embora seja bastante menos conhecido do que Júlio César, seu tio-avô, César Augusto foi inegavelmente mais importante. Logo na adolescência, mergulhou no mundo violento da política de Roma, planeando tornar-se o seu primeiro imperador. Lutou por isso, foi excecionalmente bem-sucedido e governou durante 44 anos, criando um sistema que se manteve ao longo de séculos e que influenciou profundamente a História do Mundo Ocidental. No entanto, o percurso de Augusto nem sempre é edificante. Para atingir os seus objetivos, matou e ordenou o massacre dos seus opositores, enquanto ia livremente celebrando e quebrando alianças conforme lhe convinha. Alcançada a vitória, reinventou-se como o "pai do seu país", mas apesar desta designação empolada, a paz e a estabilidade por ele promovidas eram reais, e o império prosperou sob a sua governação. Manipulador nato, propagandista e sempre muito dramático, Augusto sabia ser impulsivo e emotivo, implacável e generoso. Da família e dos amigos, esperava que desempenhassem os papéis que lhes atribuía, e exilou a filha, o neto e a neta, por não os terem cumprido. A sua vida foi plena de contradições e morreu tranquilamente na sua cama, em 14 d.C. Esta biografia é a primeira, em muitos anos, que descreve ao pormenor a existência deste homem difícil de definir, e Adrian Goldsworthy recorre exclusivamente a fontes antigas para compreender a pessoa e a sua época.



Finalmente comecei a ler um tema que já há muito tempo que quero adicionar às minhas estantes. Livros sobre o Império Romano, não romances sobre o tema, mas sim um estudo mais verídico do que levou ao início e à queda do Império Romano.

Aliás, sempre tive a curiosidade de ver como se criou um dos mais impressionantes e revolucionários impérios da nossa História e, principalmente, ver o que levou à sua queda. Posto isto, decidi começar a ler sobre o tema e Goldsworthy é um dos grandes nomes da narrativa biográfica de Roma. Já com vários livros lançados, decidi começar pelo mais recente a chegar a Portugal, este Augusto e não poderia estar mais satisfeito com a minha escolha.

Um livro denso, lento, mas cheio de detalhes e curiosidades misturados num conhecimento bastante aprofundado do autor. Não é um livro fácil de se ler, mas estou certo que agradará a todos os que queiram saber mais sobre este tema. Quando acabei a leitura senti que aprendi bastante sobre Roma, mais propriamente sobre Augusto, um dos homens que levou Roma a um dos momentos mais prósperos do Império.

Em relação a este livro quero começar por salientar o trabalho de investigação, muito apurado e que nos é dado de forma objetiva. Mesmo não tendo grandes conhecimentos do assunto, foi muito fácil ler este livro e perceber tudo de um ponto de vista histórico. O autor faz um bom enquadramento social dos acontecimentos para que o leitor perceba todas as implicações de cada momento. A isso alia-se o facto de o autor apresentar os factos geralmente de forma cronológica, mas sem ter problemas em voltar atrás para nos recordar um ou outro momento que agora podem ter maior significado.

Não existe muito mais a dizer sobre este livro. Foi uma leitura lenta mas cheia de conhecimento. Gostei da forma do autor a expor o seu conhecimento, senti que aprendi bastante e quero ler mais livros do autor. Um grande livro e que agradará a todos os que queiram saber mais sobre um dos nomes mais marcantes de Roma.

Luís Pinto

4 comentários:

  1. Nunca li nada sobre os romanos mas fiquei com bastante curiosidade depois de ler o teu texto e a sinopse. Parece-me um bom tema a explorar!

    ResponderEliminar
  2. Sei que este autor é um dos grandes nomes no género mas nunca li nada dele.

    Fiquei com vontade de o comprar na próxima feira do livro que apanhar.

    ResponderEliminar
  3. Olá Luis! Como sempre, grande diversidade de temas no blog! parabéns! Estou também para começar a ler sobre este tema à muito tempo. Vou seguir a tua opinião e comprar este livro e esperar por mais opiniões.

    Boas leituras,
    Carol

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de ler biografias. Sobre este tema não li muita coisa.
    Um livro a ter em conta :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.