sexta-feira, 4 de maio de 2012

STAR WARS: A Guerra das Estrelas

Autor: George Lucas e Alan Dean Foster

Título original: Star Wars: A New Hope


Ano: 0 BBY

Star Wars Episódio IV marcou o início de uma geração, de uma mitologia. O início da saga com maior sucesso no cinema e que levou milhões de pessoas a sonhar de olhos abertos. A brilhante criação de George Lucas mudaria a ficção-científica, tornando-a popular a um número nunca antes visto, apetecível, ainda mais fascinante.

Neste primeiro livro Alan Dean Foster pega no guião do filme, escrito por Lucas, e transforma-o de forma subtil, tornando-o um livro. Em primeiro lugar devo dizer que pela forma como o livro é escrito e pelo que revela de forma muito indirecta, será sempre preferível ler este livro após ler os três primeiros, e não pela ordem que foram publicados. Acreditem que terão uma compreensão muito maior se souberem o que aconteceu nos Episódios anteriores, e isto é algo que nos filmes não fica tão vincado nem é necessário.

- Eu acho preocupante esta falta de fé - atreveu-se a dizer Vader.

Comparando ainda um pouco o filme com o livro, este é claramente o livro que está mais próximo do filme, e consequentemente o que oferece menos material novo. No entanto continua a ser bem mais completo do que a versão cinematográfica, com alguns momentos que foram cortados no filme, com diálogos mais completos e maior compreensão de algumas personagens e decisões. Grande exemplo disso são Tarkin e Leia, personagens que no livro ganham uma maior atenção, com o leitor a ter um conhecimento profundo dos planos de Leia, mas essencialmente da personalidade muito interessante de Tarkin, que no filme não é bem explorada. Nota-se também que no livro Vader tem uma preponderância muito maior.

- Estes não são os dróides que procuram - disse Kenobi com uma voz amável.

A escrita de Dean Foster é de leitura fácil, sem grandes quebras de ritmo com descrições mais extensas, e encaixa com relativa facilidade no que se pede para este tipo de livro. No entanto nota-se que esta foi a primeira tentativa de colocar o universo Star Wars num livro. Apesar de explicar muito mais do que o filme, ainda falta explicar muito mais, e falta dar aquilo que os outros livros da saga dão: uma visão muito mais abrangente do universo, da Força e principalmente do passado.

No global este livro está ligeiramente melhor do que o filme, mais completo e que se lê à velocidade da luz. Darth Vader e Han Solo (as minhas personagens preferidas) dão a esta saga o que faltava: momentos de humor e outros de arrepio, mas todas as outras personagens estão bem criadas e conseguem ter algo mais do que nos filmes, o que torna a leitura mais interessante.

- Tenho estado à espera já há algum tempo, Obi-Wan Kenobi - entoou Darth Vader, solenemente. - Finalmente que nos encontramos de novo. O Círculo completou-se. - Kenobi sentiu satisfação debaixo daquela odiosa máscara. - A presença que eu senti há pouco só podia ser a tua.

Preparem-se para a grande Batalha de Yavin, o ano Zero no calendário Star Wars, preparem-se para saber mais sobre Vader, sobre Leia, Kenobi e também sobre a amizade de Luke e Biggs. Tempo ainda para dizer que esta Edição Especial da editora traz-nos algumas imagens do filme, ajudando a quem não os tenha visto, a visualizar melhor todo este esplendor gráfico criado nesta saga.
Mais sobre a saga dentro de dias. O melhor ainda está para vir!

9 comentários:

  1. Mais uma aquisição futura! Continua

    ResponderEliminar
  2. Uma vez mais adorei as frases que escolheste. Marcantes no cinema. Gostei muito da tua opinião.

    ResponderEliminar
  3. Realmente mais uma grande escolha de frases que fazem recordar. a tua critica está boa as always e esta saga está na minha wishlist. só tenho pena de o terceiro livro não haver em pt.

    ResponderEliminar
  4. Com este a ser o primeiro livro e que tu dizes que é o que menos oferece e com o 3º livro, que é o ultimo, a ser o melhor, então temos uma clara evolução. É uma boa surpresa porque não conhecia sequer o universo star wars nos livros.

    ResponderEliminar
  5. Também estou a ponderar esta saga, mas não para já. Tenho muitas outras para comprar e tenho de esperar um pouco. A tua opinião está muito boa e também gosto das frases.

    ResponderEliminar
  6. Uma uma crítica muito bem construída da tua parte. Dá-me sempre vontade de comentar! Estou como o Bruno. Irei comprar, mas tenho outras sagas à frente na lista. Continua sem parar!

    ResponderEliminar
  7. Um filme marcante, com personagens incríveis. Star Wars marcou a minha adolescência.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado a todos. vou tentar falar sobre o próximo livro nos próximos dias.

    ResponderEliminar
  9. Olá Luís!

    Excelente opinião, gosto muito da comparação que fazes entre o filme e o livro.
    Também acho que é bastante completo e que se lê depressa, apesar de ter feito a minha leitura durar porque de momento não tenho outro para começar e a faculdade também está quase aí e estou à espera do próximo da Robin Hobb.
    Gosto muito das frases destacadas do livro! Em especial a primeira, do Vader! Já quando vi o filme tinha ficado com ela na cabeça e lê-la foi um prazer!
    E as fotos presentes no livro estão muito bem colocadas lá. Mostram as personagens principais, apesar de poderem mostrar melhor o Luke e a Leia.
    E sou uma "esteriante" em Star Wars, só o ano passado é que vi os filmes todos xD

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.