quinta-feira, 24 de maio de 2012

O LIVRO DO DESLUMBRAMENTO


Autor: Lord Dunsany


Título original: The Book of Wonder e The Last Book of Wonder


Numa altura em que toda a fantasia literária era rejeitada pela sociedade, Lord Dunsany lançou dois livros: The Book of Wonder e quatro anos mais tarde The Last Book of Wonder.
Com uma imaginação prodigiosa, Dunsany viria a influenciar grandes autores do fantástico, como Tolkien, Gene Wolf, Arthur C. Clarke, H. P. Lovecraft, Ursula K. Le Guin, Robert E. Howard, entre muitos outros. A ironia é todos estes autores serem famosos, mas Dunsany não, sendo este o único livro do autor editado em Portugal.

O grande problema que este livro terá para a generalidade do público, é o facto de ser um livro de contos, em que a grande maioria não tem mais de três ou quatro páginas. Aqueles que gostem de aprofundar personagens ou de histórias longas e complexas, não irão encontrar isso neste livro. No entanto, e isto foi a grande surpresa que tive, Dunsany tem a extraordinária capacidade de descrever numa frase o que normalmente é feito em meia dúzia. Ficou claro, ao fim de poucas páginas, que este livro é daquelas obras que só são devidamente apreciadas se as lermos devagar, pois cada linha descreve cenários de rara beleza com outros tantos significados. Acreditem, que quem gostar de fantasia pura, voltará muitas vezes a reler uma frase, apenas para conseguir visualizar melhor tudo o que Dunsany imaginou.

Aos poucos, um bocadinho em cada conto, ganhamos a noção que estamos a ler um livro que terá sido revolucionário para a altura, e se agora, após ter lido muita fantasia, muito do que está aqui já foi explorado por outros autores, a questão é: o que haveria antes deste livro? Foram vários os momentos em que me senti novamente como uma criança a ler um conto infantil pela sua beleza, mas desta vez a história é para adultos.
 Dos mais de trinta contos neste livro, houve alguns que não apreciei, li-os e nada me transmitiram (talvez por falta de capacidade da minha parte em perceber o conteúdo), mas foram uma minoria. A grande maioria dos contos são bons, todos eles respirando fantasia, vida e algumas lições; numa (quase sempre) mistura entre realidade e fantasia que adorei; e não irei esquecer tão cedo os contos : "Treze à mesa" e "Chu-bu e Sheemish". Este último achei-o genial!

Pouco mais posso falar sobre este livro, sem estragar a surpresa em qualquer conto. Se não estivesse a fazer um esforço para nada revelar, estaria aqui muito tempo a escrever sobre todos os mundos que Dunsany criou! Que imaginação prodigiosa!
Posso ainda assegurar que adorei o facto de Dunsany ter criado um equilíbrio entre finais felizes e outros que são tudo menos isso. Qualquer pessoa que não tenha problema em ler contos (com todas as suas limitações) e aprecie fantasia, deverá gostar deste livro, mas ficam avisados: isto é fantasia pura, deve ser apreciada como tal e ser lido com a vontade de entrar neste mundo! Se o fizerem, então preparem-se, pois cada página será um mundo novo: belo, rico, cheio de humor e ironia. Um livro que merece estar na estante de qualquer grande fã de fantasia! E já agora, o preço? 5 euros na Feira do Livro! Melhor era difícil.
Aconselho-vos a dar uma vista de olhos, tentar perceber o que este livro vos pode oferecer, e se estiverem interessados, a leitura valerá a pena! 

12 comentários:

  1. hum, não estava à espera desta! Boa crítica a um livro que nunca me deu interesse. Obrigado pela sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Não conheço o livro nem o autor. Acho que nunca tinha ouvido falar. Vou dar uma vista de olhos como sugeres. O preço de feira parece valer a pena. Gostei muito da opinião.

    ResponderEliminar
  3. Excelente crítica. Vou dar uma olhadela!

    ResponderEliminar
  4. Estes livros de contos não são o meu género e acabo por fugir um pouco. Vou também averiguar pois parece-me que gostaste mesmo muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara. Livros de contos também não é o meu género. Mas a qualidade deste livro ajuda a superar esse gosto.

      Eliminar
  5. Não fosse ter a tua opinião em tão alta estima não teria lido esta opinião. Deixaste-me muito curioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado NoneLess! Procura sobre o livro.

      Eliminar
  6. Pelo preço valerá a pena. Já está na lista.

    ResponderEliminar
  7. Estive a pesquisar sobre este autor. Ao que parece é mesmo um dos grandes nomes da fantasia e eu nunca tinha ouvido falar dele. Muito interessante e os livro estão bem cotados no goodreads.

    ResponderEliminar
  8. Fiquei intrigado. Vou pesquisar.

    ResponderEliminar
  9. no minimo fiquei curiosa! Bela crítica.

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia e já pesquisei um pouco na net. O facto de me ser totalmente desconhecido dá-me uma enorme curiosidade. Boa opinião, como sempre.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.