quarta-feira, 25 de abril de 2012

STAR WARS: Revenge of the Sith



Autor: Matthew Stover

Título original: Star Wars Episode III - Revenge of the Sith


Ano: 19 BBY

Conseguir "transportar" um filme para um livro nunca será tarefa fácil, muito menos quando o Universo pode ser tão vasto como em Star Wars. Tal como falei aqui antes, a adaptação do Episódio I foi bem conseguida, sem deslumbrar, mas conseguindo ser superior ao próprio filme, por nos dar mais respostas, por ser ligeiramente mais vasto e emotivo. A adaptação do Episódio II bateu as minhas expectativas, sendo claramente superior ao filme em todos os aspectos. Então o que esperar deste Episódio III?

Matthew Stover é um escritor que não conheço para além do universo Star Wars, onde já escreveu outros livros, e como tal não sabia verdadeiramente o que esperar. A surpresa foi enorme e pela positiva! Quando acabei de ler este livro, a surpresa fora tão grande que ponderei ser a minha parte de fã da saga a falar mais alto, mas uma rápida pesquisa esclareceu as minhas dúvidas. Os críticos mostraram a mesma admiração pelo livro!

Esta é na minha opinião uma das melhores adaptações (de filme para livro) que alguma vez li. Trata-se de uma obra de tal forma superior ao filme, que a única coisa que me resta é admirar o trabalho do autor.
No início do livro temos perto de 100 páginas em que Anakin e Kenobi resgatam Palpatine, e a princípio pareceu-me que estaria perante um livro com um ritmo demasiado lento, mas rapidamente percebi que era aqui o momento em que o autor nos mostraria a profunda ligação entre os dois Jedis. A forma como o autor nos mostra as personagens, baixando ligeiramente o ritmo, é um dos grandes trunfos e a ligação entre mestre e aprendiz é dada de forma sublime. Kenobi é uma personagem muito mais complexa do que no filme, muito mais interessante e preponderante, ajudando a explicar muitas das suas acções.

Anakin também é melhor explorado, percebendo-se muito melhor a sua revolta, raiva e decisões. Ficamos a saber, por exemplo, qual o verdadeiro motivo da obsessão de Anakin em se tornar Mestre Jedi, tal como muitas outras decisões que no filme parecem forçadas. Teremos também uma visão mais alargada das acções de Padmé e do Senador Organa, mas acima de tudo, uma melhor compreensão das acções de Yoda e Windu para tentarem travar o regresso dos Sith.
Essa é na minha opinião, uma das partes que mais falha no filme. Quando o filme acaba ficamos com a sensação que os Jedi pouco fizeram, mas no livro tal não acontece, e quase que sabe bem notar essa diferença.
Existem ainda muitos outros momentos que aparecem no livro e não no filme, mas é na profundidade das personagens que este livro ganha mais vida. A luta interior de Anakin está sempre presente, em cada diálogo com Kenobi, Padmé ou Yoda, ou mesmo durante as batalhas ao ver um Jedi a ser morto. Demonstrativo disto é a batalha entre Dooku e Anakin. Simplesmente excelente!

Mas o grande trunfo deste livro é a escrita de Stover. Forte, interrogativa, esclarecedora. A forma como este livro está escrito leva-nos a entrar facilmente no enredo e a preocupar-mo-nos com as personagens. No fim ficamos com uma ideia muito mais abrangente deste universo e das suas personagens, tanto das principais como secundárias.

"The Jedi use their power for good," Anakin said, a little too firmly.
"Good is a point of view, Anakin. And the Jedi concept of good is not the only valid one. Take your Dark Lords of the Sith, for example. From my reading, I have gathered that the Sith believed in justice and security every bit as much as the Jedi—"

Neste livro a transformação é tudo. A história de Anakin chega ao seu apogeu, ao seu momento mais angustiante, e tal como o autor escreve no início do livro, o fim começa aqui. Anakin é um rapaz de extremos, quando ama, quando odeia, é em extremos, não conseguindo viver na sombra do medo de perder o que ama, tornando-se angustiante. No fim perguntamos qual o limite de cada um. O que cada leitor teria feito naquele lugar? Qual o preço a pagar para não perdermos o que amamos? Quanto mais vale a vida de quem amamos em relação a outra pessoa? 
No filme tudo parece um pouco forçado, mas aqui Stover colocou cada palavra no sítio certo, tornando este livro em algo muito agradável de se ler. Um feito impressionante por parte deste escritor.

Resumindo este livro é obrigatório a qualquer fã, pois não só se eleva acima dos anteriores livros, mas principalmente acima (e muito) do filme. Procurem por outras opiniões na internet, irão reparar que não estou a exagerar, e ficarão curiosos sobre o que estão a perder.
Se não forem fãs da saga, ou se nunca a tiverem visto, este livro vale a aquisição de toda a saga, mas infelizmente é o único não traduzido para português, muito provavelmente devido a fracas vendas dos livros anteriores.Um dos melhores livros que li nos últimos tempos dentro deste género, e indiscutivelmente uma das melhores adaptações (filme para livro) alguma vez feitas. Nota máxima dentro do género!
Se ler em inglês não for um problema, este livro será uma boa escolha, e provavelmente barata.

12 comentários:

  1. Estou a ver que foi uma boa surpresa. Tambem foi para mim esta tua opinião. Pena o inglês mas vou ver se leio.

    ResponderEliminar
  2. Assim é difícil não tentar ler este livro. Muito boa crítica.

    ResponderEliminar
  3. Li este livro à uns meses. Não sou grande fã de star wars mas vi os filmes todos e gostei.
    Este livro é tudo o que tu disseste. melhor, fantástico e com uma escrita muito boa. o diálogo que escolheste também está muito bem escolhido, porque é o início da reviravolta, um dos momentos mais marcantes.
    Duvido que qualquer pessoa ao ler isto não fique com vontade de ler o livro.
    Parabéns. Excelente como sempre.

    ResponderEliminar
  4. Fosse o livro em português e estaria comprado! Grande grande crítica.

    ResponderEliminar
  5. Também não estava à xpera de uma opinião tão positiva. Star wars parece que é muito melhor para além dos filmes. Boa divulgação, os livros passavam-me ao lado até falares deles.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma opinião muito boa sobre esta saga. Estive a ver no Gr e a grande maioria diz tal como tu que esta adaptação é mesmo muito superior ao filme. Estou quase convencida mas inglês é complicado.

    Tita

    ResponderEliminar
  7. Excelente crítica. Sempre que escreves fico com vontade de ler o livro. Os restantes livros da saga estão todos em Português né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carl. Sim, os restantes livros são em português!

      Eliminar
  8. Fiquei muito espantada com a tua opinião. Estive a procurar na net e a opinião parece unanime. O melhor da saga e das melhores adaptações de sempre. Boa divulgação da tua parte. Nunca teria olhado para esta saga, mas para já parece-me muito interessante.

    ResponderEliminar
  9. Também fiquei com vontade, o que é habito neste blogue. Estive a procurar pela net e no Goodreads as criticas são muito boas. Vou esperar para acabares toda a saga e devo ficar convencido.

    ResponderEliminar
  10. Teresa Gomesabril 27, 2012

    Uma vez mais uma crítica completa e aliciante. Parabéns. Estou a ler o Jogo final que recomendaste e estou a adorar.

    ResponderEliminar
  11. Mais um livro que me convenceste a comprar. Crítica muito boa. Não sou um fã fanático de Star Wars mas vou dar uma oportunidade. Não há critica que leia aqui que não tenha vontade de ler o livro.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.