segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ANJOS E DEMÓNIOS


Autor: Dan Brown

Título original: Angels and Demons

Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor de simbologia Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no peito do cientista. A sua conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Iluminatti, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica. Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe do rapto de quatro cardeais, ao mesmo tempo que a Guarda Suíça é informada de que uma perigosa arma está na Cidade do Vaticano com o propósito de a destruir. Robert Langdon - quem não o conhece? - ajudado desta vez por Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria no meio das intricadas pistas deixadas pelos Iluminati, lutando contra o tempo para salvar o Vaticano.

Anjos e Demónios é para mim o melhor livro de Dan Brown. Foi o primeiro que li do autor, marca o início das histórias de Robert Langdon e lê-se à velocidade da luz. Claro que este livro não é certamente uma obra prima, mas isso também nunca terá sido o objectivo do autor. Dan Brown escreve para entreter, para viciar, e olhando para as vendas, podemos dizer que o faz com enorme sucesso.
Tal como em O Código da Vinci, o grande impulsionador da fama de Brown, para o bem e para o mal, este livro tem a mesma fórmula, fórmula essa que muitos escritores têm vindo a copiar nos seus livros, e se em termos de vendas até tiveram sucesso, na qualidade nem por isso. Capítulos curtos onde nem tudo é revelado, pequenas pistas que nem sempre nos levam no caminho certo, um tema empolgante investigado pelo autor e revelado de forma a promover não só a espectacularidade mas também a veracidade das suas palavras. Personagens enigmáticas e sérias, onde nos é dado a entender que escondem algo, e uma tentativa, por vezes bem sucedida de nos fazer olhar para um lado à procura do culpado, quando ele está no lado oposto.
Outro grande ponto a favor dos livros de Dan Brown é a forma como o autor descreve os cenários. Não se limita a descrever os cenários, mas sim a explicar, a contar historias, e uma vez mais a introduzir o cenário na trama central do livro por forma a aumentar a veracidade das suas palavras, envolvendo ainda mais o autor. 
Uma vez um amigo (o Sabicho) disse-me que visitar Roma após ler este livro seria fantástico. E eu confirmo. Voltei a ler este livro antes de fazer um interrail no qual visitei Roma e  foi uma sensação fantástica. Só por isso já teria valido a pena ler o livro.

- A religião é como a linguagem, ou a maneira de vestir. Somos atraídos para as práticas em que fomos educados. No fim, porém, todos proclamamos a mesma coisa. Que a vida tem significado. Que estamos gratos ao poder que nos criou.
- O que está a dizer, então, é que sermos Cristãos ou Muçulmanos depende apenas do lugar onde nascemos?
- Não é óbvio? Veja a difusão da religião no mundo.
- A fé é então aleatória?
- De modo nenhum. A fé é universal. Os nossos métodos específicos de entendê-la é que são arbitrários. Alguns de nós rezam a Jesus, outros vão a Meca, outros estudam partículas subatómicas. No fundo, andamos todos simplesmente à procura da verdade, uma verdade maior do que nós.  

Dan Brown, tenta, de forma a prender-nos ainda mais ao livro, levar-nos a acreditar que todos os seus factos são verdadeiros, e é esse o problema em que alguns leitores caiem. Os seus livros são livros de ficção, não documentários, como tal devo olhar para o livro como ficção que é. Claro que se todos olhassem para o livro desta forma, o Código da Vinci não teria tido metade da polémica, e consequentemente metade das vendas. Existe obviamente veracidade em muito da sua investigação, mas muito não é tudo e o leitor terá de ser capaz de perceber a diferença. porque o faz o aturo? Porque todos nós adoramos conspirações, mas se elas parecerem mesmo verdadeiras, ainda gostamos mais. Dan Brown escreve o verdadeiro blockbuster literário, é esta a sua especialidade. A capacidade de escrever quinhentas páginas que se passam no espaço temporal de um dia e nós não conseguimos parar de ler. Brown nunca irá ganhar o Nobel da Literatura, mas o objectivo dos seus livros também não é esse. O objectivo é o que realmente ele consegue: viciar qualquer leitor que não leia estas páginas já com o preconceito Dan Brown que se criou. Claro que nesta opinião falo sempre na generalidade dos leitores. 

Este é para mim o melhor de Dan Brown primeiro porque o tema está bem explorado: a rivalidade entre Religião e Ciência, onde podemos ver os dois pontos de vista, apesar de esses pontos de vista serem projectados consoante a própria historia e personagens, está bem conseguido. De realçar ainda a investigação sobre Roma, os seus monumentos e toda a arte (pinturas, esculturas, etc…) necessária ao desenrolar da intriga. Tal investigação é a grande base do livro e é este ponto em que Dan Brown é melhor do que outros autores que o tentam imitar. Brown consegue criar “factos” que encaixam no que realmente existe. Quem tenha visitado Roma após ler o livro perceberá que certamente não foi fácil “arranjar” todo um “caminho Illuminati”, simplesmente a partir de estátuas de alto e baixo-relevo e ainda escrever poemas que contêm todas as pistas para o desvendar dos segredos.

Espaço ainda para rapidamente dizer que as personagens são bem conseguidas, apesar de nenhuma ser extraordinária, mas a historia com a sua trama não necessita de uma grande personagem. A trama é boa e envolvente, falando de temas actuais enquanto nos explica algumas verdades que poderemos não ter conhecimento. O ritmo é rápido desde o início, terá momentos em que torcemos ligeiramente o nariz com alguns acontecimentos, mas não paramos de ler e vemos o ritmo aumentar cada vez mais até ao fim.

Como já disse antes, este é para mim o melhor livro de Dan Brown. Não só porque tem um tema que aprecio, mas também porque é o início da sua fórmula. Nos seus próximos livros, a fórmula começa a repetir-se, principalmente na tentativa de nos levar sempre a acreditar que o inocente é culpado e vice-versa, mas isso fica para as próximas opiniões. Para já devemos ter em mente que esta obra não é um clássico. É um livro para ler com descontracção, sem complexos, para momentos em que queremos leituras leves. Se conseguirem então esta leitura não será uma experiência única, mas será agradável e é muito provável que não consigam parar de ler. Um livro fácil de ler.

17 comentários:

  1. Concordo contigo em tudo. O melhor deste autor, e le-se num instante!

    ResponderEliminar
  2. Estou há muito tempo para ler esta obra. Como sempre os seus comentários são de enorme importância para mim. Talvez seja agora que o leia.

    ResponderEliminar
  3. Mais um para comprar! Obrigado pela opinião.

    ResponderEliminar
  4. O único livro que não li deste autor. Se dizes que é o que gostas mais, estou tentada a lê-lo. Continua!

    ResponderEliminar
  5. concordo contigo no que disseste. só li este e o código e vou ficar à espera que fales dos restantes.

    ResponderEliminar
  6. Li este depois do "Código da Vinci" e de "Fortaleza Digital" e também considerei o melhor do autor, mas Dan Brown está na mesma lista do José Rodrigues do Santos. Ou seja, autores que já não consigo ler, por ter ficado saturada das suas aventuras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola tonsdeazul. Percebo o que dizes em relação a esses dois autores. Pessoalmente acho que o Dan Brown consegue fundir melhor a realidade com a ficção que cria, mas quando a fórmula não muda começa a ser complicado desejar por um livro novo.

      Eliminar
  7. Rodrigues Lopesjaneiro 16, 2012

    O que lhe vou dizer agora não tem qualquer tipo de exagero. O seu blog é do melhor que tenho visto nos últimos anos. As suas opiniões a livros como O Principezinho, A estrada, O Pianista, Ratos e Homens, Expiação, Divina Comédia, entre outros, são de uma qualidade muito acima da média. Confesso que só lamento ter começado o blog há tão pouco tempo e de eu apenas o ter conhecido há uns dias.

    Em relação a este livro concordo consigo, trata-se de um livro que não é uma obra-prima, nem sequer de longe, mas lê-se com entusiasmo. No entanto basta ler outras das suas opiniões para se perceber que não é mais do que isso, um bom livro de férias.

    Continue a escrever. As suas palavras convencem-me a comprar livros. Deixe-me apenas aconselha-lo a escrever mais, mesmo que não sejam opiniões literárias, ou não fosse, o seu artigo O Senhor dos Anéis vs Guerra dos Tronos a sua publicação mais vista.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rodrigues Lopes. Só lhe posso agradecer o seu elogio. Espero vê-lo por aqui mais vezes!

      Eliminar
  8. Li todos os livros do Dan Brown. Alguns adorei, outros nem por isso, mas acho que a grande maioria das pessoas tem este como o melhor. O filme é que não gostei.

    ResponderEliminar
  9. Também concordo que este é o livro mais cativante dos 4 livros que já li dele... e na minha opinião o filme é também bem melhor que o Codigo Da Vinci. Realmente a formula é que é sempre mais do mesmo, que é o que se passa com o Rodrigues dos Santos e o Tomás de Noronha. Mas confesso que aprecio mais o nosso autor do que o Dan Brown.
    Agora entusiasmada estou com o filme "The Girl with the Dragon Tattoo" que espero ver já esta semana. Devorei os 3 livros, mas principalmente o primeiro. Uma pena que este autor nos tenha deixado tão cedo. Boas leituras Clara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara!

      Pessoalmente prefiro o Dan Brown, mas talvez se deva ao facto de ter primeiro lido o Brown e só depois o JRS.
      A trilogia Milénio ainda não li. Está na lista para o futuro. Em principio vou resistir e não ver o filme para depois conseguir ler os livros. O que ainda vai demorar porque terei de os comprar numa feira de Lisboa para ficar mais barato. Pelo que ouvi vale mesmo a pena ler mesmo tendo em conta que o autor uma vez disse que teria como plano escrever entre 7 a 10 livros. Boas leituras!

      Eliminar
  10. olá Luís ;)

    Sendo este o meu primeiro post, devo dizer que este é quanto a mim o melhor livro do escritor, penso que se acaba por aprender umas coisas, nomeadamente sobre o universo do Vaticano e acaba por ser uma leitura muito aliciante.

    No entanto e dado que o escritor acaba por aplicar quase sempre a mesma formula nos seus livros, não devo ler mais do escritor, mas do que li gostei sim senhor.

    Para mim este livro tem apenas uma pequena falha, a queda do helicóptero, foi exagerado ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Paulo! Tudo bem?

      Percebo o que dizes sobre perceber melhor o Vaticano. Eu já conhecia muito do que está escrito no livro, mas simplesmente porque sou um leitor que gosta desses temas. No entanto para uma pessoa que não leia tanto sobre a Igreja acho que o Dan Brown consegue mostrar detalhes e curiosidades muito interessantes sobre o Vaticano e que ajudam à história. Concordo totalmente contigo.
      A "queda" que falas realmente é a grande falha do livro. Foi o pisar do risco do autor para lá da aceitável ficção, mas torcemos um pouco o nariz e seguimos para a página seguinte.

      Abraço!

      Eliminar
  11. Olá :)
    Taste This Book está com novo visual. Após um tempo de ausência, deseja agora dedicar-se com mais assiduidade
    Dá uma espreitadela e deixa a tua opinião :b

    Beijo*

    http://www.tastethisbook.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. eu nem gosto muito de ler mas gosti bastante deste livro

    ResponderEliminar
  13. Gostei deste livro muito devido ao tema no entanto, e dos que li de Dan Brown, considero o 2º melhor atrás d' "O Simbolo Perdido".

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.