terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

BURACOS NEGROS


 Autor: Stephen Hawking


Sinopse: «Diz-se que, às vezes, a realidade é mais estranha do que a ficção, e em nenhuma área isso é mais verdadeiro do que em relação aos buracos negros. Os buracos negros são mais estranhos do que tudo o que foi alguma vez imaginado pelos escritores de ficção científica.» O professor Stephen Hawking é considerado um dos mais brilhantes físicos teóricos desde Einstein, e dedicou muito do seu trabalho a estudar esse mistério do Universo que são os buracos negros. Em 2016 foi o convidado das Palestras Reith, da BBC, que podem ser agora lidas no livro que a Bertrand Editora publica a 6 de novembro



Neste regresso do blog depois de muito tempo sem escrever, nada melhor do que falar de um livro de Stephen Hawking, e a verdade é que poderia escrever apenas algo do género: se gostam dos mistérios do nosso Universo, leiam este livro.

No entanto, vamos lá perceber o que temos aqui. Hawking dispensa apresentações. Uma das mentes mais brilhantes da nossa História, demonstra neste livro um fascínio e um conhecimento incrível, enquanto que ao mesmo tempo demonstra o quanto ainda somos ignorantes sobre o que nos rodeia neste Universo. 

Enquanto leitor que adora estes temas, este livros, que são palestras de Hawking à BBC onde vários temas são explorados, ma com grande foco nos buracos negros, um dos maiores mistérios que já enfrentámos e um daqueles que provavelmente nunca conseguiremos ter um conhecimento total. O que temos nestas páginas são a teoria e pensamento de Hawking sobre estas "entidades" fascinantes e desconhecidas. 

Adorei este livro do início ao fim. Cada palavra de Hawking parece estar no sítio certo, e demonstra o quanto cada um de nós tem espaço para imaginar e teorizar sobre o assunto. Somos, obviamente já muito conhecedores do nosso Universo, das regras, das leias e temos a capacidade de prever muito do que irá acontecer e de perceber muito do que aconteceu, mas sobre buracos negros ainda sabemos muito pouco e o seu poder, o seu mistério e o seu tamanho é o que ajuda ao fascínio, até porque alguns conceitos de física, algumas leis e teoremas, parecem falhar na fronteira dos buracos negros.

O que vos posso dizer é o seguinte: este livro respira conhecimento, respira mistério mas também desvenda muito do que já sabemos sobre o tema mas que não é do conhecimento público. Para mim é um livro obrigatório para quem gostar do tema. Mas quem não conhece o tema, mas tem alguma curiosidade, estas páginas podem ser o início de um fascínio e necessidade de se saber mais sobre um dos maiores mistérios que já encontrámos. Muito bom!

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.