terça-feira, 13 de novembro de 2018

ERROS GENIAIS QUE MUDARAM O MUNDO


Autor: Mario Livio




Sinopse: A teoria da evolução mudou para sempre a maneira como pensamos sobre a vida na Terra, mas o majestoso edifício construído por Darwin não foi exatamente uma viagem em linha reta do mito à ciência; funcionou na realidade quase por milagre - entre erros, equívocos e imprecisões - pelo menos até às descobertas de Mendel sobre os mecanismos da herança biológica.
Em Erros Geniais Que Mudaram o Mundo, Mario Livio mergulha na vida de cinco importantes cientistas, descobre como até os grandes génios cometem erros monumentais, e que esses erros são uma parte essencial das suas descobertas



O título deste livro agarrou-me de imediato. Sendo eu uma pessoa em que o percurso académico tem muito de ciências, e estando numa profissão em que o erro é um dos grandes meios para evoluirmos após análise, este é um livro que faz sentido ler. 

A ciência é mesmo isso, errar, analisar, evoluir, voltar a errar, analisar, voltar a evoluir, até acertar. Este livro foca-se em poucos erros, mas que acabaram por evoluir para transformações brutais da ciência e, de seguida, da nossa vida, do nosso mundo.

Apesar de, muito provavelmente, o leitor conhecer estas invenções que mudaram o mundo, também é provável que não conheça os erros que as antecederam. Aqui o autor explora estes erros, porque aconteceram, como evoluíram os seus autores, como as analisaram e que passos deram de seguida. Com isto o leitor não ficará apenas a conhecer estes erros, mas também a forma como poderemos encarar erros que também nós possamos cometer. É assim mais do que um livro sobre os erros de uns cientistas. É também um livro sobre como enfrentar o fracasso, analisá-lo, acreditar e continuar.

E com isto, este livro tem muito mais para ensinar do que pode parecer ao início. Sendo um livro simples, direto e com capacidade de explicar o conceito necessário, o leitor não se sentirá perdido e saberá os impactos, os "porquês" e o que levou a certas descobertas, mas também a certos erros, que em alguns casos são o resultado do errado conhecimento anterior da comunidade cientifica e religiosa.

Este foi um livro que gostei bastante. Diferente, focado numa ideia original e que cativa qualquer pessoa que goste de ciências. Se o livro vos pareceu apelativo, então de certeza que irão gostar destas páginas.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário