quinta-feira, 13 de setembro de 2018

CAPITALISMO, SOCIALISMO E DEMOCRACIA


Autor: Joseph Schumpeter



Sinopse: Pela mão de um dos grandes economistas de todos os tempos, uma análise económica e de teoria social sobre diferentes modos de organização da sociedade (em termos económicos, políticos e sociais). O texto é, ainda hoje, uma das maiores obras de teoria social. A afirmação de que o capitalismo comporta em si a sua queda, se for meramente especulativo e não tiver uma dimensão social, e a rejeição do modo socialista de organização de produção - centralista e estatista, é uma das razões da perenidade e de interesse da obra.






Para aqueles que não sabem, Schumpeter é considerado como um dos melhores economistas que já existiu, e esta é, provavelmente, a sua maior obra. Num livro denso e que nos ensina algo a cada página nova, este é um livro profundo, quase académico, sobre estes três conceitos que são o Capitalismo, o Socialismo e a Democracia.

Depois desta introdução não existe muito que possa dizer sobre este livro, porque na realidade este livro deve ser lido, estudado, relido, questionado e, provavelmente, relido outra vez. O que o autor faz aqui é um brutal e incrível estudo sobre estes conceitos, como estão ligados, como podem sobreviver entre eles, coexistindo, com pontos fortes e pontos fracos, tudo ligado a um profundo estudo psicológico e social das massas.

Para tal, o autor observa factos e explora especulações. Contudo, o interessante está em ver, sem qualquer dúvidas, que este livro, já com largas décadas de existência, acertou em quase tudo o que previu. E é por isso que deve ser lido, porque não se limita a ser um livro técnico, mas sim um livro que observa, que antevê, que junta várias ciências como a tecnologia, psicologia, economia, sociologia, mistura tudo de forma coerente, e por vezes surpreendente, e ensina-nos coisas que de repente nos atropelam por serem tão lógicas.

Não é, claramente, um livro leve. Não é um livro para quem tenha apenas um interesse momentâneo. É um livro para aqueles que querem dominar este assunto, que querem começar do zero e perceber poderosos conceitos de economia, sociologia e política. É um livro denso, que explica desde o início, dando a oportunidade a qualquer leitor, com qualquer nível de conhecimento inicial, a explorar estas páginas e a aprender bastante sobre o tema. Para lá disto, não há muito mais que possa dizer que não seja que este é um livro muito inteligente, bem estruturado, coerente e que no fim nos ensina muito. Se o tema vos interessa então este livro, considerado como um dos melhores de sempre na sua área, é totalmente obrigatório.

Luís Pinto


1 comentário:

  1. Decidi há relativamente pouco tempo começar a dedicar-me mais a estes temas políticos e sociais, mas começando de maneira leve porque o background é pouco ou nulo. Não sei se este seria o indicado para começar, sendo denso como descreves. Mas, de qualquer maneira, já foi para a wishlist, para uma eventual futura leitura :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.