sexta-feira, 12 de maio de 2017

AS GRANDES SOCIEDADES SECRETAS


Autor: David V. Barrett

Título original: A Brief History of Secret Societies





Sinopse: Cátaros, Templários, Maçonaria, KKK, Máfia. Ao longo da História, sempre houve associações restritas que influenciaram o destino da Humanidade. Esta obra revela qual a sua origem, como se formaram e desenvolveram.
Como ganharam tanto poder?
Quem foram as principais figuras?
Como são escolhidos os eleitos?
Eis uma obra abrangente e reveladora, baseada numa pesquisa rigorosa, dos grupos secretos mais poderosos, da Antiguidade aos dias de hoje. O autor remonta às origens da Humanidade, com os egípcios e os gregos, avançando depois até aos dias de hoje.



Sendo um tema que aprecio e que já li bastante, decidi ler este livro de David Barrett, um dos livros mais famosos do género. Conhecido pelo rigor académico e imparcialidade, este livro conseguiu corresponder às minhas expectativas, principalmente pela sua estrutura que me pareceu bastante correta para que qualquer leitor, mesmo sem conhecimentos do assunto, consiga perceber a evolução e como certas influências foram moldando as sociedades secretas ao longo dos tempos.

Apesar de não ser um livro muito grande, o autor consegue colocar aqui o essencial sobre o tema. Tendo já lido alguns livros em inglês sobre o assunto, muita informação já conhecia, mas a verdade é que aprendi bastante, principalmente porque o autor consegue ser imparcial nos momentos mais controversos e não entra em grandes suposições, deixando o leitor retirar algumas conclusões e teorias num tema que pede ao leitor que questione e encontre novas ligações coerentes.

Acima de tudo este livro vale pelo bom trabalho de investigação e estrutura. A informação é dada nos momentos certos, sendo fácil perceber as evoluções e muito dos porquês para os caminhos que as sociedades tomaram ou até o porquê de terem sido criadas. Globalmente este é um dos melhores livros que li sobre o assunto. Não é dos mais exaustivos ou académicos, mas consegue ser um bom ponto de partida para quem queira ler sobre o assunto. Se ficaram curiosos com o tema, é um bom livro a ter na prateleira e que certamente vos irá viciar. Gostei bastante!

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário