segunda-feira, 8 de maio de 2017

AAMIR - Um pária em Lisboa


Autor: Ricardo Gomes




Sinopse: Aamir veio para Lisboa para tentar sair da pobreza a que parecia irremediavelmente condenado. Os anos passaram entre esquemas e uma indigência banhada a álcool na baixa da cidade. Um acaso mudou-lhe a vida, levando o indiano a acreditar que poderia contrariar os deuses, ousando traçar o seu próprio destino.




Este livro, que não chega a ter cem páginas, é um interessante conto sobre Aamir, um personagem que vive em Lisboa e com o qual será difícil, pelo menos numa fase inicial, simpatizar.

Ricardo Gomes estreia-se neste conto e a sua escrita é inteligente e cuidada, focando-se em pontos essenciais que ajudam a explorar o personagem e também a criar alguma crítica social necessária a criar o ambiente que ajuda a desenvolver a personagem. Posto isto, a história desenvolve-se rapidamente, para o bem e para o mal. O facto de ser um conto tem pontos positivos, principalmente no ritmo, mas falha noutros pontos. É fácil querermos ler mais quando o livro acaba, ficando a sensação que esta personagem poderia ter sido mais explorada.

Gostei do ritmo imposto pelo autor e também de algumas personagens criadas, ficando a sensação que este é um livro que poderia ter dado mais, mas que é o suficiente para percebermos que o autor teve um grande cuidado em alguns pormenores que demonstram investigação. e sentido crítico.

Sendo um livro pequeno, sabe a pouco. É um livro com qualidade mas que demonstra também que o autor tem de evoluir em alguns aspetos, principalmente porque escrever um conto adulto não é fácil. No entanto, fiquei curioso para ler os próximos trabalhos do autor.

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.