segunda-feira, 1 de agosto de 2016

STAR WARS: Darth Vader



Título original: Star Wars - Darth Vader #1



Sinopse: Desde a primeira aparição de Vader no ecrã, converteu-se num dos vilões mais célebres da cultura popular.  Agora pode seguir Vader após o fim de "Uma Nova Esperança" (e das páginas da série Star Wars) nas suas aventuras solitárias, mostrando a guerra do Império contra a Aliança Rebelde na sua perspectiva! Mas quando um Lorde Negro necessita de ajuda, a quem pode recorrer? Enquanto Vader persegue uma vingança muito pessoal contra os rebeldes e investiga as maquinações secretas do Imperador, encontra-se com Aphra e os seus andróides letais, com quem regressa a Geonosis para erguer um exército. Mas algumas pessoas muito poderosas não querem que Vader descubra as verdades que procura! Com aparições especiais de Jabba, o Hutt, Bobba Fett e muitos outros! 



Como grande fã de Star Wars que sou, continuo a acompanhar os comics que a editora Planeta tem vindo a lançar. Depois de uma fase em que as editoras pouco apostaram nos livros do universo de George Lucas, a entrada da Disney em cena veio alterar tudo, muito graças aos filmes e, neste caso também garças à parceria entre Star Wars e Marvel.

Começando pelo que salta à vista, nota-se a qualidade que a editora quer alcançar com estes livros. Capa e folhas são da melhor qualidade que há, estando até acima das versões originais. Na tradução, nota-se um bom trabalho, que mesmo não sendo perfeito, em nenhum momento retira qualidade ao livro.

O primeiro grande interesse neste livro está no facto de se passar ao mesmo tempo que o livro O ataque de Skywalker, já aqui analisado, oferecendo o ponto de vista de Vader em relação aos momentos em que Vader começa a ter como objetivo pessoal reencontrar Luke. Fazendo este livro agora parte do canon oficial da saga, existiam muitas perguntas sem resposta, mas desde cedo o livro consegue agarrar-nos ao dar-nos pequenas respostas e muitas pistas para revelações futuras. Pelo meio, devemos aplaudir a forma como os autores conseguiram captar a essência de algumas personagens e o próprio Vader.

Aliás, este é um livro muito focado em Vader e na sua adaptação ao fracasso perante Luke que destruiu a Estrela da morte. A sua relação com o Imperado está afetada e o jogo de interesses começa, notando-se que nenhum confia totalmente no outro. É a forma como os Sith encaram a relação Mestre/Aprendiz que aqui é tão bem explorada.

Com um ritmo forte e uma revelação final que nos deixa a querer mais e mais, este é o melhor livro de Star Wars lançado desde que a Disney comprou os direitos da saga. Inteligente, emocionante e bem focado no essencial, é impossível parar de ler, e totalmente obrigatório para os fãs da saga. Visualmente é fantástico, atingindo um nível gráfico que poucos conseguem alcançar. Os detalhes estão presentes a cada página, o mundo de Star Wars está fielmente representado e a cada instante percebemos de imediato o que está a acontecer. Totalmente recomendado!

Ficamos à espera de mais e mais. A Força é muito poderosa com este livro.

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário