quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A LENDA DO VENTO


Autor: Stephen King

Título original: The wind through the Keyhole


Após ter lido o 1º livro desta saga, O Pistoleiro (opinião aqui), seria impossível não regressar a este universo. Este livro, situa-se cronologicamente entre o 4º e o 5º livro da saga, mas apenas para contar uma lenda muito anterior ao 1º livro da saga. Com isto não existe a necessidade de ler os primeiros 4 livros da saga para se perceber este enredo, sendo quase uma leitura independente que não necessita de outros livros.

No entanto, tal como seria de esperar, existe algum desconforto, primeiro porque algumas personagens não são apresentadas, depois porque a complexidade deste mundo também não tem grande explicação, sendo que tudo isto está nos outros livros da saga. Tirando este fator, é notório que estamos perante algo mesmo muito bom, e isso sente-se logo nas primeiras páginas. Aqui, o que King faz é oferecer uma história dentro de uma história, dentro de uma história. Roland, situado cronologicamente entre o 4º e 5º livro, conta uma história passada antes do início da saga, e dentro dessa história, será contada outra história anterior.

A partir desta base somos brindados por um excelente conjunto de personagens, distintas, coerentes e onde algumas evoluções nos irão surpreender. Roland, personagem fascinante que já me deixara de boca aberta no 1º livro da saga, aqui volta a demonstrar uma personalidade marcante e que contrasta com a do rapaz do passado na história que vai contando. Outro aspeto importante, e um dos mais impressionantes, é todo o mundo que King cria e que aqui desenvolve em algumas vertentes. Sente-se que certos aspetos deste mundo já nos deviam ser familiares para uma melhor compreensão, mas, novamente, não existe uma necessidade de conhecimento anterior.

A mistura que King molda neste mundo torna todo este ambiente único, quase apetecível de ler, sempre cheio de suspense, de dúvidas e oferecendo vontade para continuarmos a ler. Aliás, este é um livro que me agarrou facilmente, em primeiro lugar graças à complexidade das várias histórias misturadas, e também pela escrita de King. Começando pelas histórias, a forma como a narrativa salta entre espaços temporais está simplesmente sublime. Tudo parece estar no sítio certo e encaixar de forma perfeita a levar-nos a ler um pouco mais, e no fim muito fará sentido.

O outro grande fator é a escrita de King. Já li vários livros do autor e em cada um me surpreende a forma como o autor escreve. É forte, cru, objetivo e dissimulado ao mesmo tempo, capaz de nos marcar com uma descrição forte, para de seguida nos deixar a pensar com um toque de suspense onde percebemos que muito fica por dizer. É uma qualidade rara, difícil de se superar, e que me leva a ler mais livros do autor.

Sendo um livro que está, ao mesmo tempo, a meio da saga e fora dela, tento não revelar nada do enredo, mas devo mencionar o ritmo nos momentos de ação: simplesmente frenético, e olhando globalmente, "A lenda do vento" torna-se num livro imprescindível para quem queira saber mais sobre Roland e este sublime universo criado por um dos grandes autores do nosso tempo. Destaque final para os diálogos, sempre em grande nível e onde fica a sensação que nenhuma palavra está presente apenas por estar. Tudo parece pensado, e, talvez, esteja aí um dos segredos deste grande escritor. 

Ainda falta muito para acabar esta saga, mas a sua qualidade já é palpável. Com dois livros, King convenceu-me a ler todos os restantes. Muito bom!

Luís Pinto 

5 comentários:

  1. Mais um excelente texto sobre um grande escritor. Esta saga promete e com opiniões destas fica a vontade de ler. Continua!

    ResponderEliminar
  2. Concordo! Um livro a ler depois desta opinião!

    ResponderEliminar
  3. Rodrigo Castrodezembro 13, 2013

    Também já li este livro e adorei. Agora aproveitei para ler a tua opinião ao 1º livro que me tinha passado despercebida e vou comprar de certeza. Continua com esta saga que de certeza vale a pena.

    Boas leituras e parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
  4. Olá. Após estas duas críticas a esta saga, estou plenamente convencido a comprar mas gostava de ver se a editora lança o resto. Mas até ao natal compro de certeza.

    Abraço e continuação de grandes leituras e textos!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos pelos comentários! Tem sido difícil responder a tempo.

    Também espero que a editora continue com esta grande saga!

    boas leituras!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.