quarta-feira, 5 de abril de 2017

O GRANDE REAJUSTAMENTO


Autor: Willem Middelkoop

Título original: The big reset




Sinopse: Willem Middelkoop propõe neste livro um grande reajustamento para dar um novo rumo ao sistema financeiro global, que vê atualmente no dólar o seu modelo de referência. Depois de nos dar conta do caminho percorrido até chegar à situação de crise em que nos encontramos hoje, partindo de tempos imemoriais que recuam até à origem do dinheiro e dos bancos, chegamos ao século XX para assistirmos à forma como o dólar se tornou a principal moeda de reserva mundial. Porém, o sistema governado pelo dólar entrou em declínio há várias décadas e teve um enorme revés com a crise do crédito de 2008. Ainda assim, os Estados Unidos tentam manter a sua supremacia e combatem a todo o custo a corrida ao ouro por parte das outras potências mundiais, nomeadamente, a China e a Rússia. Nos últimos anos, estes dois países têm comprado grandes quantidades de ouro de forma a enfraquecerem o sistema norte-americano e a alcançarem uma maior liberdade económica, adquirindo, por consequência, uma maior independência financeira dos Estados Unidos.


Confesso que não conheço o autor deste livro, mas já tendo lido alguns livros que de forma muito suave e indireta falaram sobre possíveis reajustamentos financeiros, decidi ler este livro que aprofunda o tema, focando-se bastante na guerra financeira do ouro, que era exatamente o que procurava.

Em primeiro lugar é preciso indicar que dificilmente quem não se sinta atraído por este livro, poderá retirar algum prazer da leitura nas páginas iniciais. Depois, aos poucos, o livro começa a ser cativante. No meu caso, que estava bastante interessado logo desde o início, e o autor cativou-me com uma escrita inteligente e direta que não deixa a leitura divagar demasiado.

Com uma estrutura bem pensada e sendo fácil perceber-se os conceitos base, acredito que qualquer leitor conseguirá ler este livro sem se sentir perdido, muito graças à escrita simples do autor e ao facto de ir explicando tudo o que provavelmente está fora do conhecimento de um leitor comum.

Claro que aos poucos o livro torna-se mais complexo, principalmente porque a ideia base proposta pelo autor é complexa, mesmo que não pareça. O leitor deverá questionar o que está a ler, tirar as suas conclusões e perceber o impacto das ideias do autor.

Gostei bastante deste livro, principalmente pela forma como o autor vai explorando alguns factos para sustentar as suas ideias e teorias para o que deveria ser feito. Claro que este é um livro em que o autor explora a sua visão e por isso devemos tentar questionar e perceber o problema de várias formas e ângulos, mas é interessante sentir que o autor não nos força numa direção.

Este não é um livro académico, mas é uma obra que exige vontade para ganhar o conhecimento que estas páginas oferecem. Apesar de ser um livro pequeno, existe aqui muito para se aprender, desde a História do sistema financeiro, passando pelas formas como tudo está ligado e como algumas alterações que parecem simples podem ter impactos brutais. Se este tema vos interessa, está aqui um bom livro que certamente vos ensinará bastante.

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.