quinta-feira, 7 de julho de 2016

STAR WARS - A trilogia de Thrawn


Autor: Timothy Zahn

Título original: Star Wars - The Thrawn trilogy







Quando a Disney comprou os direitos de Star Wars todo o universo literário fora do filmes foi considerado como Legends, ficando fora da cronologia que os novos filmes iriam criar. Como tal, alguns dos melhores trabalhos do universo Star Wars passaram a ser designados como Lendas. Histórias como a saga Darth Bane, Old Republic e Thrawn, podem ser lendas, mas merecem ser lidas. Nesta decisão a mais óbvia foi a de passar a trilogia Thrawn para a “secção” Lendas, pois retrata a história após o último filme, mostrando como os nossos heróis continuaram as suas vidas após a queda do Império e morte de Darth Vader.

Nesta fantástica compilação da editora Planeta, temos a adaptação para comics dos três livros da trilogia Thrawn. Ter os três livros num só é um luxo que merece estar nas nossas estantes. Em primeiro lugar a história é muito boa. Luke, Leia e Han são o foco, com muitas surpresas pelo caminho, novas personagens memoráveis e um grande vilão. A tradução está boa, apesar de em alguns momentos um grande fã de Star Wars notar algumas falhas, mas que são irrelevantes para a história.

Devemos destacar a evolução dos comics, pois cada parte da trilogia tem a sua própria personalidade, indo cada vez mais ao encontro das imagens que temos dos filmes. Destaque também para os diálogos e para a forma como o autor conseguiu captar a essência de cada personagem. As suas ações e falas são totalmente coerentes com o que conhecemos dos livros, dando a sensação que estamos perante uma continuação genuína da saga.

Por fim destaque para a excelente qualidade que a Planeta colocou neste livro. Tanto folhas como capa são de alta qualidade, o que aumenta o preço do livro mas que também lhe dá o toque que a história merece. Este é um livro para qualquer fã de Star Wars que merece ser lido e com destaque nas nossas estantes. Quem sabe se a Disney não olhou para esta trilogia como referência para alguns pontos do seus novos filmes? Enquanto fãs de Star Wars devemos aplaudir o trabalho da editora Planeta, por ter apostado nos comics de Star Wars.

Luís Pinto

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.