terça-feira, 28 de julho de 2015

A HISTÓRIA SECRETA DA GESTAPO


Autor: Jean Dumont

Título original: La storia segreta della gestapo




Sinopse: Desde a sua criação em 1933 até à morte de Hitler em maio de 1945, quem residisse em território controlado pelos Nazis vivia com medo de receber uma visita da Gestapo, a polícia política do Terceiro Reich. Ninguém estava livre das atenções de uma organização brutalmente eficiente que alastrava a sua influência maligna a todos os cantos da Europa à medida que os alemães iam ocupando mais territórios.
A História Secreta da Gestapo é o documento mais completo, rigoroso e ambicioso sobre a mais cruel organização da História. Sob os seus desígnios, centenas de milhares de homens e mulheres foram torturados e assassinados, e muitos outros deportados para a morte certa em campos de concentração ou experiências cruéis em consultórios de medicina perversa.
Baseada nos arquivos da Gestapo e em registos de testemunhas oculares, os autores descrevem as origens e os mecanismos da organização, as suas figuras-chave, os seus métodos atrozes e como a Gestapo lidou com a segurança interna da Alemanha, incluindo as variadas tentativas de assassinar Hitler.
Mergulhar nos horrores da Gestapo é perceber o contexto que levou ao conflito mais sangrento da História, a razão dos nazis enveredarem por um caminho de horror sem paralelo e, em última instância, o porquê de sofrerem uma derrota ignominiosa.


Uma vez mais regresso ao tema 2ª Guerra Mundial, desta vez para ler sobre a Gestapo. Neste enorme livro encontrei uma investigação extremamente detalhada e bem conseguida sobre a História, objetivos e processos operacionais do serviço que todos tinham medo de enfrentar. 

Não é, devido ao seu tamanho, um livro para qualquer leitor. Será preciso ter interesse pelo tema para se acabar todas as páginas deste portentoso livro que no final deixa a sensação de plenitude sobre este tema. Em primeiro lugar, devo salientar que facilmente entramos na investigação se tivermos vontade, pois o autor começa estas páginas de forma objetiva, indo diretamente para factos históricos essenciais para a compreensão da investigação. Estes factos históricos aguçam o interesse do leitor, levando inicialmente a uma leitura mais rápida.

No entanto, tal como seria de esperar, sendo um livro tão grande, dificilmente nos levaria a uma leitura compulsiva do início ao fim. Da minha parte, a leitura não foi rápida, mas foi sempre interessante, pois o autor nunca me pareceu perdido e o interesse manteve-se. Para tal muito ajudou a montagem do livro, com certos factos a serem analisados nos momentos certos, dando uma sensação de continuidade, quer cronológica, quer lógica.

O resultado é uma fácil compreensão da forma como este serviço atuava, e do porquê dessa forma. Com isso vemos como a Gestapo se adaptou a certos eventos, como reagiu e como analisou o futuro, tendo sempre como base o controlo das massas pelo medo. Pessoalmente, este tema deixa-me sempre com vontade de ler mais, mas este livro é de tal forma completo que fica a noção que todo o essencial da Gestapo está aqui, mas não só. Ao explorar de forma quase perfeita este serviço, toda a compreensão sobre o conflito é melhorado drasticamente, levando-me a acreditar que, apesar de não ser um livro sobre o conflito em si, trata-se de uma obra essencial para percebermos o mesmo. A Gestapo foi uma das grande "máquinas" desta guerra, sendo responsável por criar medo, testar novos conceitos de guerra e reagir às adversidades, entre outros. Neste aspeto, um dos temas mais interessantes é ver como a Gestapo respondeu às várias tentativas de assassinato a Hitler.

Acho que não devo falar mais sobre este livro pois teria de revelar momentos para vos explicar melhor a investigação presente nestas páginas. Penso que o essencial que devo dizer será sobre a escrita acessível e sobre a preparação de contextos para que qualquer leitor, mesmo sem conhecimentos anteriores à leitura, consiga ler este enorme livro e ganhar o conhecimento necessário. 

Gostei bastante desta obra e recomendo-a a qualquer leitor que goste do tema e queira saber mais sobre este serviço. Se fizerem parte desse grupo de leitores, de certeza que gostarão desta leitura. Muito bom!

Luís Pinto

3 comentários:

  1. Um livro a ler de certeza. Obrigado pela sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me um livro bastante interessante. Estive a ver na net e é mesmo muito grande o que o torna um pouco mais caro mas parece-me uma leitura obrigatória para os fã do género e eu não a conhecia. Vou ter de aproveitar uma promoção nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia e vou ter de comprar. Parabéns pela análise como sempre excelente. também gostei bastante da capa simples do livro.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.