sexta-feira, 19 de outubro de 2018

HISTÓRIA SECRETA DO MUNDO


Autor: Jonathan Black



Sinopse: E SE AQUILO QUE NOS CONTARAM FOR APENAS UMA PARTE DA HISTÓRIA?
Diz-se que a História é escrita pelos vencedores, mas… e se a História - ou o que conhecemos dela - tiver sido escrita pelas mãos erradas? E se aquilo que nos contaram for apenas uma parte, a versão dominante após séculos de disputa entre visões opostas do mundo?
História Secreta do Mundo, de Jonathan Black, resulta de mais de vinte anos de pesquisa e dá-nos um guia completo e definitivo da História do mundo e da Humanidade. Partindo dos ensinamentos das antigas escolas de mistérios e sociedades secretas - preservados ao longo dos séculos por algumas (poucas) pessoas e grupos como os Templários, os Maçons, os Rosacruzes ou os Illuminati -, recupera as origens do pensamento filosófico e esotérico, e reconta a História da Terra e das civilizações a partir de uma visão alternativa dos acontecimentos.
Ao ler este livro, ficará a saber que as sociedades antigas eram profundíssimas conhecedoras da astrologia e da matemática, investigavam a origem do Universo e do planeta Terra e tinham plena noção da teoria da evolução, séculos antes de Darwin. Perceberá também que o conhecimento de fórmulas químicas e matemáticas secretas influenciou a ciência, a arte e a arquitetura, e ficará a conhecer as leis misteriosas que sustentam a História, desenvolvidas e guardadas secretamente ao longo dos séculos.


Quando vi este livro, ainda em edição inglesa, e reparei nas opiniões muito positivas que estava a receber, decidi lê-lo em português, um dia, e foi o que fiz assim que tive oportunidade. Este livro é uma experiência diferente, explorando vários temas de forma diferente, sempre com o objetivo de olhar de forma distinta para um acontecimento ou para algo que foi pressuposto ou dado como adquirido.

Tendo sempre a mentalidade de questionar, este livro leva-nos por uma viagem diferente, bem estruturada e bem fundamentada. Claro que o leitor deverá ter o seu próprio espírito crítico, pois estamos a falar de um livro que coloca muitos temas em causa e é bom termos a capacidade de assimilar a informação, de criar ligações e tirarmos as nossas conclusões.

Posto isto, este é um livro controverso, mas que convence em grande parte pelo claro trabalho de investigação do autor. Aliás, de outra forma este livro não poderia ter todos os elogios que tem tido. É um livro que respira conhecimento e que nos incita a questionar, a pesquisar, a ver os detalhes de uma investigação claramente rigorosa. Partindo de um ponto de vista, totalmente válido, de que antigamente a História não era escrita por qualquer pessoa, então claramente teremos tendências para o que conhecemos, e é esse pano que nos tolda a visão que o livro tenta retirar da nossa frente.

Tentando não revelar detalhes sobre a investigação do autor, resta-me apenas aconselhar este livro a qualquer leitor que se interesse por História e que, com espírito crítico, queira ler uma investigação bem conduzida e nos dá uma visão diferente de muito do que tomamos como facto. Um livro muito interessante, controverso e claramente merecedor dos elogios que tem recebido.

Luís Pinto

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.