segunda-feira, 29 de outubro de 2018

UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO


Autor: Christopher Lascelles




Sinopse: Existe uma perceção cada vez maior de que o nosso conhecimento acerca da história mundial - e de como tudo se encaixa - está longe de ser perfeito. Uma Breve História do Mundo vem preencher as nossas lacunas. É de leitura fácil e não exige muitos conhecimentos prévios.
Abrange toda a história do mundo, do Big Bang aos nossos dias, através de personagens-chave, eventos e impérios, desde o surgimento das primeiras civilizações, por volta de 3500 a. C.
Há quanto tempo existe o ser humano? Quando se deu a Idade do Bronze? Onde se desenvolveram as primeiras civilizações? Por que motivo navegou Colombo para ocidente? Quem matou Maria Antonieta? Como colapsou a Alemanha nazi? Esta obra responde a estas e a muitas outras perguntas numa rápida viagem pela história, do Big Bang ao século XXI.



São cada vez mais os livros que tentam resumir certos temas e explicá-los aos leitores. Com os leitores a terem cada vez menos tempo, este género de livros tenta demonstrar que são de leitura rápida e eficiente, levando a que o leitor acredite que pode acumular bastante conhecimento a grande velocidade num tema que lhe interessa. Uns livros conseguem, outros não. Este livro consegue-o, mas vamos por partes.

Para que este género funcione são precisas três coisas: boa estrutura, linguagem clara e direta, e ser um livro apelativo/divertido. Esta obra tem estes três pontos fortes, e está aí o segredo do seu êxito. Com uma escrita simples e direta, o autor não perde tempo com informação que não seja realmente necessária, criando um ritmo muito bem conseguido e que ajuda o leitor a continuar. A cada página o objetivo é aprender, avançar e ligar acontecimentos, ajudando a que se sinta que esta narrativa é mesmo uma história continua e não apenas pedaços específicos na nossa História.

Para além disso, o autor tem uma escrita que cativa, com momentos mais alegres e muitos detalhes que tornam a leitura simples. Lascelles, autor que nunca tinha lido, tem uma grande capacidade de explicar com facilidade o que parece complexo e sabe quais são os momentos que apelam mais à curiosidade do leitor. A escolha de temas a explorar está muito bem conseguida, o que empurra o leitor para a página seguinte com grande frequência. O resultado final é um livro fácil de ler, objetivo e esclarecedor mas sem deixar de ser divertido e viciante. É realmente um caso raro para um livro que tenta aglomerar tantos anos de História, com tantas áreas diferentes. Religião, economia, evolução, física, biologia, política, sociologia, este livro explora tudo um pouco e com isso ganha-se a sensação de que é uma leitura abrangente e completa.

Se procuram um livro dentro deste tema que tenta condensar de forma inteligente e apelativa a nossa História desde o início do universo, então este livro está entre os melhores que podem escolher. Uma leitura que ensina bastante sem nunca ser cansativa. Muito bom!

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.