sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Star Wars - Chewbacca




Sinopse: Após a Batalha de Yavin e da destruição da Estrela da Morte, o guerreiro wookie Chewbacca embate com a nave contra um planeta ocupado pelo Império. Isolado, Chewie está ansioso por voltar à Rebelião e ajudar os amigos. Mas não vai ser assim tão fácil! Quando uma rapariga se cruza no seu caminho, Chewie não tem outra opção a não ser ajudá-la. Poderá Chewie salvá-la e regressar à luta que o espera?





Passado após a famosa batalha de Yavin no Episódio 4 da saga Star Wars, esta nova BD, que aqui reúne os 5 primeiros volumes da saga do famoso Wookie, foca-se totalmente em Chewbacca, deixando de parte os outros famosos personagens da saga para que a nossa atenção esteja no desenvolver de uma personagem sobre a qual, na realidade sabemos pouco. Quais os seus objetivos? Qual o seu passado? Porque luta? 

O que temos aqui é uma saga que tenta explorar uma personagem que ao não se exprimir na nossa língua, por vezes leva-nos a supor algo que pode não ser inteiramente verdade. Claro que nesta série passamos por dificuldades parecidas, por vezes necessitando que um diálogo seja completado por uma personagem para percebermos tudo o que está a acontecer. Todavia, ao fim de ler o livro fica-se com a sensação de que finalmente conhecemos melhor este Wookie com esta história que é bastante original.

Contudo, os meus aplausos vão para as ilustrações, para mim das melhores que a Marvel já fez para o universo Star Wars, e também para o enredo em si, que está muito melhor do que eu esperava. É mais pesado, profundo e significativo do que eu esperava, tendo sido uma agradável surpresa. Claro que tem falhas, tem momentos forçados, mas nada que retire qualidade a uma história que realmente me surpreendeu, mesmo tendo em conta que este livro é apenas o início desta singular aventura.

Novamente, e mesmo sendo recorrente, tenho de indicar, a boa qualidade do papel e da capa dura que a editora Planeta usa sempre na saga Star Wars e que a torna ainda melhor do que as capas moles usadas pelas edições originais.

Como sempre, é difícil não gostar de Star Wars, mas tal não indica que não seja capaz de ver a qualidade do livro. Esta "parceria" Marvel e Star Wars tem uma qualidade quase sempre acima da média, demonstrando o quando a Disney quer vingar nesta área. Esta saga do Chewbacca no início deixou-me com dúvidas, mas agora parece-me um excelente ponto de partida. Vou ficar à espera dos próximos!

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.