terça-feira, 7 de novembro de 2017

OS ROMANOV - Livro II - Declínio


Autor: Simon Sebag Montefiore

Título original: The Romanov





Sinopse: Os Romanov foram a mais bem-sucedida dinastia dos tempos modernos. Como foi possível uma família transformar um reino débil e arruinado, devido à guerra civil, no maior império do mundo? E como deitaram tudo a perder?
Esta é a história de vinte czares e czarinas, alguns tocados pelo génio, outros pela loucura, mas todos inspirados pela sagrada autocracia e ambição imperial. Esta arrebatadora narrativa revela de forma magistral a família Romanov - o seu mundo secreto de poder ilimitado, a implacável construção de um império, ensombrado por conspirações palacianas, rivalidades familiares, assassinatos, decadência e excessos sexuais, a influência dos cortesãos, aventureiros, revolucionários e poetas.
Baseado numa aprofundada pesquisa de arquivos a que nunca tinha havido acesso, esta é uma obra fascinante e indispensável para conhecer a história empolgante de triunfo e de tragédia, de amor e de morte - um estudo universal do poder e um retrato essencial do império que ainda define a Rússia atual. Uma obra de leitura obrigatória que a Presença publica em dois volumes.



Este é o segundo livro que explora a vida e influência da família Romanov, não só no seu país e império, mas também nos efeitos que teve por todo o mundo. Após a leitura do primeiro livro, que gostei bastante e que explora a ascensão desta família, este segundo livro, aprofunda o declínio daquela que foi uma das famílias mais poderosas do mundo no seu tempo. 

Tal como no primeiro livro, esta não é uma leitura rápida, mas sim uma obra bem estruturada, pausada e capaz de nos oferecer algo novo a cada página, levando a que a leitura, lenta, seja quase académica mas sem ser exaustiva. É uma leitura agradável e interessante para quem aprecie o tema, e dificilmente alguém que tenha lido e gostado do primeiro livro não gostará deste. O estilo do autor, em nos explicar o necessário de forma constante, leva-nos a nunca sentirmos que estamos perdidos. A isso o autor junta um entusiasmo que torna a leitura mais cativante e sem parecer forçada.

Para quem procure uma compreensão global deste tema, este livro é uma excelente opção. Gostei, principalmente, da forma como o autor explora as personagens e o contexto social e político, sem nunca esquecer a religião. A sensação que fica é que estamos perante um livro completo em que tudo se encaixa com lógica, principalmente na forma como o autor constrói algumas personalidades para depois percebermos as suas ações.

Apesar de serem dois livros grandes e que demoram a ser lidos, a leitura valeu muito a pena, pois o trabalho de pesquisa está soberbo. Construtivo e cativante, este era um tema sobre o qual pouco conhecia, e com estas páginas aprendi bastante. Se ao lerem a sinopse ficarem com interesse, então estes dois livros valem a pena.

Luís Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.