segunda-feira, 13 de novembro de 2017

MITOLOGIA NÓRDICA

 
Autor: Neil Gaiman
 
Título original: Norse Mithology
 
 
 
 
 
Sinopse: As lendas nórdicas sempre tiveram uma forte influência no universo de Neil Gaiman. Em Mitologia Nórdica, o multipremiado autor regressou às suas fontes para criar quinze contos relacionados com a grande saga dos deuses escandinavos, que inspiraram a sua obra-prima Deuses Americanos.
Da génese do mundo ao crepúsculo dos deuses e à era dos homens, eles readquirem vida: Odin, o mais poderoso dos deuses, sábio, corajoso e astuto; Thor, seu filho, incrivelmente forte mas turbulento; Loki, filho de um gigante e irmão de Odin, ardiloso e manipulador... Orgulhosas, impulsivas e arrebatadoras, estas divindades míticas transmitem-nos a sua apaixonante - e muito humana - história.
 
 
 
 
Gaiman é conhecido por se inspirar bastante na mitologia nórdica para criar os seus mundos e personagens de vários livros. Aqui, Gaiman criar vários contos usando a mitologia nórdica, onde, claramente, o seu conhecimento é profundo.
 
Como já o disse em algumas ocasiões aqui no blog, não sou um enorme fã de contos, mas existem livros que me captam a atenção. Este foi um deles, não só pelo tema, mas também pelo autor. Gaiman é um daqules autores que consegue crair um ambiente mágico em tudo o que escreve.
 
Com um interessante conjunto de 15 contos, Gaiman cria histórias singular, mas com ligações entre elas. Por vezes mais óbvias, por vezes mais discretas, Gaiman estrutura bastante bem a ordem dos contos, e em cada um explora um pouco mais a mitologia, aumentando o conhecimento do leitor e aumetando a ligação com as personagens.
 
Obviamente gostei mais de umas histórias do que outras. Em algumas esperei mais impacto, noutras gostava que Gaiman tivesse escrito um livro só para aquelas histórias e personagens. No entanto, em todos os contos, o autor explora o lado mais humano das personagens mitológicas, aprofundando decisões, receios, passados e objetivos futuros. E é num jogo de sonhos, interesses e sentimentos que estes contos avançam, sendo que alguns acabam de forma surpreendente. Gostei da forma como Gaiman me surpreendeu algumas vezes, arriscando, tentando não se limitar a seguir as normais correntes narrativas dos contos.
 
Globalmente este é um livro de contos muito interessante, principalmente para quem gostar de mitologia. Não é, claramente, o melhor trabalho de Gaiman, pois existem dois livros que dificilmente serão destronados, mas se gostam do estilo de Gaiman, então irão gostar deste livro. Venham mais livros de Gaiman sobre Odin, Thor e Loki!
 
Luís Pinto
 
 

1 comentário:

  1. Ainda não conclui essa leitura, mas apesar de estar gostando bastante penso como vc: Não é um dos melhores trabalho do autor rs.. Mas vamos que vamos.
    Beijos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.