quinta-feira, 9 de novembro de 2017

MULHERES PERIGOSAS


Autor: George R. R. Martin & Gardner Dozois





Sinopse: Se procura um livro em que mulheres infelizes ficam a choramingar de pavor enquanto o herói masculino combate o monstro ou choca espadas com o vilão, este livro não é para si. Aqui encontrará mulheres guerreiras que brandem espadas, intrépidas pilotos de caças, formidáveis super-heroínas, femmes fatales astutas e sedutoras, feiticeiras, más raparigas duronas, bandidas e rebeldes, sobreviventes endurecidas em futuros pós-apocalípticos, rainhas altivas que governam nações e cujas invejas e ambições enviam milhares para mortes macabras, mulheres que não hesitam em assumir a liderança para defenderem aquilo em que acreditam.
Com organização de George R. R. Martin, que assina igualmente um conto passado no mundo de Westeros, e de Gardner Dozois, esta é uma antologia que cruza géneros literários e mistura todos os tipos de ficção, desde Megan Abbott a Brandon Sanderson.



George R. R. Martin é apenas um dos grandes nomes presentes neste livros: Abbott, Sanderson, Abercrombie e Gabaldon são alguns nos nomes aqui presentes com contos onde as mulheres são as heroínas. São vários os contos e, obviamente, nem todos foram fantásticos, mas existem aqui algumas pérolas. Estas antologias assinadas por Martin contam sempre com excelentes autores e aqui alguns nomes da literatura voltam a fazer a diferença. Sanderson, por exemplo, dá uma qualidade única a tudo o que escreve. Globalmente esta é uma antologia bastante diversificada e inteligente. Existem personagens principais para todos os gostos e os contos passam-se nos mais diversificados mundos e géneros. Fantasia, suspense, ficção-científica e até vários momentos mais perto do terror e do thriller psicológico. Há um pouco de tudo e tal diversidade agradou-me bastante.

Como já o disse várias vezes, não sou apaixonado por contos, porque na maioria das vezes sinto que falta alguma construções das personagens e tal fator é um dos pontos essenciais para os contos serem muito bons ou não. Neste caso, sendo uma antologia dedicada a personagens femininas, esperava boas construções e na grande maioria foi o que encontrei, algo que me agradou bastante. Pelo meio, vários temas que encaixam bem nas histórias mas que são muito atuais.

Claro que alguns contos não são tão coerentes, ou parecem mais forçados num ou noutro momento. Por outro lado, também existiram alguns contos que gostei tanto que desejei que fossem um livro de centenas de páginas sobre aquele mundo, tema e personagem. No entanto, globalmente, esta foi das melhores antologias que li nos últimos tempos e que agradará a fãs de vários géneros. Se gostam de contos e esta sinopse vos deixou curiosos, então vale a pena ter este livro.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.