quarta-feira, 4 de março de 2020

O GRANDE LIVRO DA GRÁVIDA


Autor: Marcela Forjaz



Sinopse: A gravidez é uma altura fértil em dúvidas, temores, ansiedades e grandes preocupações. Da tomada de decisão a dois, à concepção, dos noves meses irrepetíveis de gestação, ao momento tão aguardado do parto e dos desafios que a seguir se colocam à mãe, há um mundo de questões por responder.
- Devo comer por dois na gravidez?
- Sempre fiz ginástica, posso continuar estando grávida?
- Que exames devo fazer ao longo da gravidez?
- O que devo esperar da ecografia morfológica?
- Sinto dores nas costas, é normal?
- Posso pintar as unhas e o cabelo estando grávida?
- Posso manter a minha vida sexual durante os 9 meses de gestação?
- Devo optar por um parto normal ou cesariana?
- O que devo levar para a maternidade?
A ginecologista e obstetra Marcela Forjaz, garante que é essencial termos grávidas confiantes, despreocupadas e felizes, sem esquecer os pais seguros e envolvidos em todo o processo. Para isso é fundamental «descomplicar» a gravidez e vivê-la da forma mais segura e tranquila.




Mais cedo ou mais tarde sabia que teria de ler sobre este tema, a gravidez, pois era um tema do qual sabia muito pouco. Após uma rápida pesquisa decidi começar por este livro na esperança que fosse uma leitura completa e me explicasse o essencial.

A leitura foi bastante agradável e esclarecedora sobre vários temas, com uma estrutura bem criada. O livro nunca me pareceu confuso, nunca senti que não estivesse a perceber o que estava a ler, e isso é graças a uma escrita bastante assertiva e simples que me ensinou bastante. Desde o primeiro momento que se percebe o quanto o livro tenta, e bem,  descomplicar muita coisa, oferecendo soluções para a maioria das situações que irão acontecer durante a gravidez ou simplesmente explorando o facto de que muitos desses acontecimentos serão simplesmente normais para essa fase e não será preciso grandes alarmes.

Para uma pessoa como eu, que não percebia nada do assunto, o objetivo era aprender o máximo possível, mas sem ficar com novas dúvidas, e nesse aspeto o livro está muito bom. Quando acabei esta leitura, senti que sabia muito do que é essencial sobre o tema. O ritmo do livro, os exemplos dados e a abordagem bastante realista e prática ajudou-me bastante a perder algumas dúvidas e a não criar novas, principalmente porque acredito que será uma fase em que as pessoas se sentem nervosas e com dúvidas. Para isso muito ajuda o facto de o livro acompanhar toda a gravidez, até pela forma como está dividido, que ajuda bastante o leitor a situar-se durante os nove meses e conseguindo assim ajudar a antever certas situações.

Para analisar este livro, e por querer saber mais sobre o tema, acabei por ler vários livros e aprendi com todos. No entanto, e até para falar sobre este livro, foi bastante interessante analisar vários livros sobre o tema e, para já, este foi o mais completo e aquele que eu aconselho a qualquer pessoa que queira compreender o tema. Portanto, caso queriam saber mais sobre o gravidez, este livro é totalmente recomendado.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.