segunda-feira, 17 de maio de 2021

À DESCOBERTA DO UNIVERSO


  Autor: Stephen Hawking

 

Sinopse: «Chegou o momento de olhar para o Universo em vez de olharmos para dentro de nós…»

Como teria sido caminhar na Terra cheia de lava há 4,5 mil milhões de anos?
Como te sentirias ao lado de um vulcão em erupção? Ou se desses o primeiro passo na superfície da Lua? E o que farias se os robôs viessem a dominar o mundo? A série das aventuras de George criada por Lucy e Stephen Hawking foi um êxito a nível mundial. 

Pela primeira vez, os factos da vida real e as fascinantes teorias científicas apresentados nesses livros foram compilados num único volume, juntamente com novos conteúdos da autoria de destacados cientistas de todo o mundo.

Repleto de ilustrações, factos e números, este é o guia perfeito para tudo o que alguma vez quiseste saber sobre o Universo

 

Se segues este blog sabes o quanto gosto de livros sobre o Universo. Obviamente que quando é o grande Hawking a falar sobre este tema, temos de ler e este livro tem claramente o seu toque, pela forma como explica, pela forma como é divertido e pelas mensagens que deixa.

 É preciso começar por salientar que este livro é simples de ler, é fácil e dá prazer. A forma como os autores vão explicando tudo tanto pode ser lido por quem não domine o assunto tal como também dará prazer a quem já tem este conhecimento, porque a forma como o livro está escrito tem tanto de adulto como de sério em doses equilibradas.

O que me espanta mais é a facilidade com que o conhecimento é dado. Hawking traça um caminho que faz sentido onde vamos percebendo aos poucos as bases do que nos rodeia, com uma história que é mais do que conhecimento, é uma aventura em que tudo faz sentido, em que existe um fascínio por quem escreveu e também, neste caso, por quem lê.E é com uma enorme sensação de fascínio pelo desconhecimento que eu avanço nestas páginas enquanto o personagem também avança, em busca de respostas.

Para mim o segredo destes livros está na comunicação, na forma como tudo deve ser passado a quem lê, sem confusões, sem dúvidas, e com um toque de mistério que nos faça querer ler mais. É difícil não sentir este entusiasmo nestas páginas. Pelo meio o livro faz perguntas que parecem estranhas, mas que rapidamente queremos saber as respostas. Não são as perguntas que fazemos no nosso dia normal, mas mesmo assim queremos saber as respostas e, mais importante, o porquê.

Aquilo que para muitos é ficção científica é aqui misturado com o nosso dia a dia para mostrar os factos, o conhecimento que temos atualmente e ainda o desconhecimento de muito. é um livro fascinante, diferente, divertido, que deverá ser lido por todos os que gostem deste tema, quer já tenham lido muito ou não sobre o nosso universo.

Luís Pinto

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário