sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

SANGUE & FOGO - Volume 1 - Parte 1


Autor: George R. R. Martin



Sinopse: Séculos antes dos acontecimentos de A Guerra dos Tronos, a Casa Targaryen – a única família de senhores dos dragões a sobreviver à Perdição de Valíria – fez de Pedra do Dragão a sua residência. Sangue e Fogo inicia a sua narração com a história do lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e prossegue com o relato das gerações de Targaryen que lutaram para manter o icónico trono, até à guerra civil que praticamente destruiu esta dinastia.
O que aconteceu realmente durante a Dança dos Dragões? Porque se tornou tão perigoso visitar Valíria depois da Perdição? Qual a origem dos três ovos de dragão de Daenerys? Estas são apenas algumas questões a que esta obra essencial dá resposta pela mão de um reconhecido meistre da Cidadela e das trinta e quatro ilustrações a preto e branco.
Sangue e Fogo apresenta pela primeira vez o relato completo da dinastia Targaryen, permitindo uma compreensão perfeita da fascinante, dinâmica e por vezes sangrenta história de Westeros


Todos os leitores que gostam da famosa saga de George R. R. Martin esperam pelos novos livros da saga. Enquanto o autor não lança o próximo, chega agora às livrarias o primeiro livro sobre a família Targaryen. Este livro, tal como a sinopse indica, desvenda uma época muito anterior à que conhecemos. Como sempre, Martin tem uma escrita forte, calma, por vezes lenta, e que explora detalhes com uma paixão incrível, o que oferece, ao mesmo tempo, uma imagem verdadeiramente sustentada do enredo, personagens e mundo, mas que também acaba por abrandar o enredo.

GRRM é um escritor meticuloso. Nota-se na sua escrita, na escolha de palavras, na montagem da história e na forma como nos vai preparando para o momento em que nos surpreende. Aqui, Martin explora a ascensão da grande família Targeryen com um detalhe fantástico e, tal como se esperava, a exploração de personagens é o grande foco.

Martin aprofunda personagens, tornando-as reais e credíveis, explorando medos, objetivos, sonhos, traumas, crenças. Com isso, prepara-se para criar momentos de grande tensão, com diálogos inteligentes e situações surpreendentes. Neste livro a fórmula é a mesma e resulta muito bem. Sentimos que estamos a ler algo coeso, abrangente e muito bem pensado. A forma como a intriga se adensa, como a estratégia militar, política e social se misturam é a demonstração do grande foco no detalhe que Martin tem.

Sendo um primeiro livro, não quero explorar demasiado alguns acontecimentos, mas é óbvio que estamos perante um bom livro. Não consegue ter o impacto que teve a saga da A Guerra dos Tronos, mas isso deve-se, pelo menos para já, ao facto de ainda estarmos no primeiro livro. Mas uma coisa é certa, a sensação de regressarmos a este mundo de GRRM é fantástica e vale a pena. É realmente mais uma peça para este mundo de grande escala.

Luís Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.