sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

OS CINCO PILARES DA PIDE


Autor: Irene Flunser Pimentel


Sinopse: A prestigiada historiadora Irene Flunser Pimentel apresenta-nos um retrato rigoroso de cinco das principais figuras que marcaram a PIDE/DGS pelas suas actividades, atitudes e tomadas de decisão: Barbieri Cardoso, Álvaro Pereira de Carvalho, José Barreto Sacchetti, Casimiro Monteiro e António Rosa Casaco.




Este é o segundo livro que leio da autora Irene Pimentel e é mais uma excelente investigação.

Tal como a sinopse indica, este é um livro sobre cinco pessoas que foram os pilares e o motor da PIDE durante tantos anos. Como devem imaginar, não é um livro fácil, em primeiro lugar porque não é uma leitura rápida, e em segundo porque é a realidade, e a realidade tem outro impacto. Quando lemos estas páginas, lemos a nossa História, lemos um bocadinho da História do nosso país, lemos até onde foram alguns, e a onde poderemos um dia voltar. 

É, em todos os aspetos, um livro que deve ser lido. É lento, é minucioso, é um soco no estômago. Este é um tema que sempre me interessou bastante e sobre o qual já li bastante de um ponto de vista mais macro, mais abrangente. Aqui neste livro a investigação centra-se nas pessoas mais importantes, nestes cinco pilares, no que fizeram e porque o fizeram.

Obviamente que não é um livro que interesse a todos os leitores, mas quem estiver interessado, tem aqui uma investigação muito bem conseguida. A estrutura do livro é um dos seus trunfos e a forma como a autora vai revelando a sua investigação cativou-me. Acima de tudo, nunca me senti perdido, pois a autora oferece todo o contexto necessário com a criação de uma base que ajudará qualquer leitor que não domine este tema.

Após essa base de contexto e conhecimento estar criada, a autora começa então explorar o foco do livro, estas cinco pessoas. Foi, desde o início, um livro que me ensinou bastante. Claro que ao ser um livro muito focado nestas cinco pessoas, poderá não oferecer um conhecimento muito vasto das ações da PIDE, mas a verdade é que dá mais do que esperava. Para não nos deixar perdidos, a autora aprofunda e explica as ações da PIDE de um ponto de vista social e político, abordando o porquê de cada decisão, o que correu bem e o que correu mal.

Globalmente é um livro apenas para os que se interessarem pelo tema, pois é um livro bastante específico. Mas uma coisa é certa, estamos perante uma investigação muito boa exposta num livro muito bem montado. Se o tema vos interessa, este é um livro a ler.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.