sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Do livro à tela: várias adaptações


 DO LIVRO À TELA


Foi neste mês de setembro que iniciei o desafio de escrever pequenos textos para o site Magazine HD. O objetivo era falar um pouco sobre as adaptações entre livros, filmes, séries, jogos, etc...

O que não faltam são livros adaptados ao cinema, o contrário também existe, e desde logo me pareceu um desafio interessante e que me daria a oportunidade de não falar apenas dos livros, mas das diferenças entre o que lemos e vemos no grande ecrã.

Sendo assim, deixo-vos os links com os primeiros textos, que escrevi durante os últimos dois meses, e espero que me possam dar as vossas opiniões sobre estas e outras adaptações.











Espero que gostem destes pequenos textos sobre adaptações e que me digam quais adaptações gostaram, quais odiaram ou quais gostariam que fossem feitas!

Mais textos para breve. Alguma recomendação?

8 comentários:

  1. Tantas recomendações, meu caro. Tantas. Será que o servidor aguenta?

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelos textos. Estão muito bons. Ainda me lembro que foi graças a ti que vi o Prestige. Fantástico!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.

    Os Filmes já os vi a todos, os Livros nenhum... mas tenho em lista o livro : Eu Sou a Lenda, que devo ler daqui a um/dois meses pois estou estou a ler: Tras-os-Montes de Tiago Patrício e depois 1984 de George Orwell que já esta ali na minha estante assim como A Espera de Um Milagre que será a minha estreia com Stephen King e que também foi uma adaptação ao cinema sendo um dos meus Filmes preferidos.

    Tenho mais um livro que foi adaptado ao cinema que ainda não tive coragem para ler: O Nome da Rosa de Umberto Eco.
    No entanto já li a trilogia Millenium e o Filme faz jus ao 1º Livro tendo até melhorado a maneira como se chega ao fim da historia.
    Li Fahrenheit 451 mas também não vi o filme e claro O GOT onde a serie é muito boa se não lermos os livros...

    Boas Leituras

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá RLacerda!

      Desculpa só responder agora. Por algum motivo, não vi o mail que me avisou do teu comentário.
      O Eu sou a Lenda está muito bom, e aconselho totalmente. Sobre 1984, tenho essa opinião guardada para o natal. Não há livro igual!
      O Nome da Rosa é um excelente filme, gostei mesmo muito, mas o livro é muito mais completo e recomendo que o leias. Se gostares do género, então será uma leitura que irás gostar mesmo muito!

      A trilogia Milénio ainda não li. Terá de ficar para o ano e por isso ainda não vi o filme. Quero ler primeiro.

      E quero saber a tua opinião quando leres esses livros todos! Não te esqueças!

      abraço e boas leituras!

      Eliminar
  4. Já vi/li três das tuas recomendações (O Senhor dos Anéis, Prestígio, Jogos da Fome) e concordo com aquilo que dizes em relação aos três. Muitos parabéns pelos textos, aliás que estão muito bons!
    Quanto a recomendações, o RLacerda falou num muito especial para mim, "O Nome da Rosa" do qual li o livro e vi o filme e daria sem dúvida um óptimo ponto de comparação. O "Expiação" do Ian McEwan é outro exemplo, na minha opinião, soberbo, em ambos os casos. Ou "A Entrevista com o Vampiro" e "A Rainha dos Malditos", surgidos de livros soberbos mas com qualidades tão díspares no ecrã. E a saga Harry Potter não?
    Bem já chega de recomendações ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ainda bem que concordas com o que disse em relação a esses três filmes.
      Falas do Nome da Rosa. Eu adorei o filme e ainda mais do livro. Um dia escreverei sobre essa adaptação que para mim está muito boa, apenas muito menos completa.

      O expiação é outra excelente adaptação, muito parecida na grande maioria dos fatores importantes. E adoro a obra. Fantástica. Recomendo totalmente.Fiz uma opinião sobre o livro, não sei se leste.

      A Rainha dos Malditos não li nem vi o filme. Aconselhas?

      Sobre a saga HP... também ficará para um dia, mas não há tempo para tudo.

      Obrigado pelas recomendações!

      Eliminar
  5. Olá Luis!

    Ainda bem que concordas com ambas ideias, são dois livros que me dizem muito e que são trabalhos excepcionais bem como as suas adaptações ao cinema. Não li a tua opinião do Expiação mas irei procurá-la para a ler.

    A Rainha dos Malditos ainda só vi o filme, que não é dos melhores, mas comecei a ler As Crónicas Vampíricas e espero ler este livro para breve.

    Não tens de quê!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então depois quando acabares, dá-me a tua opinião! :)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.