sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O REGRESSO DO ASSASSINO

Autor: Robin Hobb

Título original: Fool's Errand: The Tawny Man



Fitz regressa numa nova saga e as expectativas são altas. No meu caso, a vontade de ler estes novos livros era ainda maior, pois adorei o final da saga anterior (um sentimento que nem todos os leitores partilham), graças ao facto de Fitz ser o Sacrifício.

Muitos anos se passaram e as primeiras páginas são o reencontro de Fitz com antigos amigos, enquanto a autora nos vais mostrando o que se passou neste salto temporal entre as duas sagas.
Hobb é, uma vez mais, fantástica a explorar sentimentos e aprendizagens, e este livro fica marcado pela grande mudança de Fitz. Se na saga anterior víamos uma personagem com grande tendência para a imaturidade e muito improviso, agora temos um Fitz muito mais maduro, e esta diferença suporta todo o livro, dando-lhe uma grande coerência e tornando o livro mais maduro e agradável de ler.

Claro que voltar a ler sobre algumas personagens que adoramos, é excelente. Fitz, Bobo, Olhos-de-Noite, Breu... estão todos bem conseguidos e entramos na história facilmente, com as personagens já bem definidas e sem necessidade de introduções, e como tal, esta saga será muito melhor para quem tenha lido a anterior. Hobb parte de imediato para o desenrolar da história e começamos aos poucos a perceber todo um novo "quadro" político e social. Este é um dos grande trunfos deste livro. Hobb não se limitou a criar uma nova história num mundo já existente: ela redefine esse mundo, ajustando-o ao enredo, e algumas das questões que ficaram por esclarecer na saga anterior, são agora respondidas, dando início a novas questões! Esta sensação de que o mundo não ficou estático, mas também evoluiu, é bastante importante nestas situações.

O ritmo do livro é talvez o seu maior ponto negativo, pois na grande maioria das páginas, é lento (apesar de não tanto como no último livro da saga anterior) e por vezes sentimos que o livro é demasiado grande e se arrasta. É verdade que nunca foi maçador, mas nota-se o grande objetivo da autora em baixar o ritmo para nos "mostrar" mais sobre a Manha. Este aspeto dá a noção de toda uma preparação para os livros seguintes, e acredito que esta saga seja baseada nesta preparação que é dada ao leitor. No entanto gostava que o livro fosse mais "rápido" e acredito que alguns leitores fiquem desiludidos com este aspeto.

O enredo é muito bom, apesar de a trama central ser previsível tal como as ações de algumas personagens, mas nada disto retira a qualidade ao livro. Hobb melhora todas as suas personagens, torna-as mais reais e desenvolve bastante a ligação entre Fitz e o seu lobo, sendo esta ligação o grande trunfo do livro. Pelo meio há alguns momentos marcantes e que irão definir o futuro da saga, e admiro a autora pela sua coragem.

Resumindo, no geral este livro apresenta mais qualidade que os anteriores, notando-se até que a autora está cada vez melhor na forma como transmite certas sensações. Este é o meu livro preferido das histórias de Fitz, e se para alguns poderá ser desilusão, para mim este livro é um fantástico início de saga, da qual não poderia já pedir todas as respostas nem toda a ação que terá de ficar para os livros seguintes. Este livro é o início e faz o seu papel na perfeição, mas o leitor terá de encarar esta obra como o início de algo e não como uma continuação!

Podia falar muito mais sobre as personagens, forma de escrita ou sobre as expectativas que tenho, mas vou esperar pelos próximos livros. Para já digo-vos: gostei muito, mesmo muito, e recomendo-o totalmente a quem apreciar este género... e assim que tiver oportunidade, voltarei para continuar! 

11 comentários:

  1. Ainda não pensei em entrar nesta série e vou esperar até acabar para depois me decidir. Vai dando a tua opinião ao resto e parabéns pela crítica.

    ResponderEliminar
  2. E a minha lista aumenta sempre que passo por aqui!

    ResponderEliminar
  3. Já aqui tenho este para ler. Para o ano começo a ler e se gostar compro mais na feira. Mas para já gostei da tua opinião e sem revelares nada.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Para já não me vou meter em sagas mas vou esperar que acabes esta para ver se entra na lista. Faltam 3 livro né?

    ResponderEliminar
  5. Vou agora para o último livro e estou a gostar mais desta saga do que da primeira. Continua!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos os comentários. Vou tentar voltar a esta saga ainda este ano!

    ResponderEliminar
  7. Ois Luis,

    Sabes que a Robin Hobb é das minhas escritoras preferidas e penso que este livro mesmo sem dar um grande avanço no enredo, acaba por explicar alguns acontecimentos ocorridos na saga anterior, que acabou por terminar de uma forma muito rapida e mal explicada, logo penso ter sido importante. Mas pelo caminho ainda terás muitas aventuras e coisas boas para ler, tenho a certeza que irás gostar dos livros seguintes.

    Como já te referi, esta saga ainda está melhor que a anterior, só me falta mesmo ler o último livro e ver como termina, mas até estou com receio de ler pois tudo acaba e fico sem saber se irei mais alguma vez ler mais livros da Hobb, seja como for gostei imenso de ler o teu comentário ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. eu ja li a jornada do assasino e os dragoes do assasino mas num so e em ingles e e fantastico e ainda estou a espera de ler os proximos onde conta a historia dos dragoes em si

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a pensar voltar a esta saga nos próximos meses!

      Eliminar
  9. Boas,

    Existe alguma ligação entre a Saga Regresso do Assassino e a Saga do Assassino?

    Ou seja, para quem quer ler o primeiro volume da Saga Regresso do Assassino, precisa de ler a Saga do Assassino, para entender?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.