sábado, 2 de novembro de 2019

ISTO NÃO ESTAVA NO MEU LIVRO DE HISTÓRIA DE ROMA


Autor: Javier Ramos


Sinopse: Um livro divertido, informativo e rigoroso que resgata os episódios menos conhecidos do maior império da história.
Um trabalho que reúne anedotas fascinantes sobre a civilização mais poderosa da Antiguidade. Sabia que uma mosca teve um funeral digno de um imperador, que a primeira manifestação da história foi protagonizada por mulheres romanas, que os maridos beijavam as suas esposas para saber se tinham ingerido álcool ou que alguns gansos evitaram uma invasão inimiga da capital da República?
Todas estas coisas e muitas outras que nunca nos ensinaram: a Roma mais fascinante, extravagante e divertida!



Este livro convenceu-me logo no título, pois senti que seria uma leitura original e divertida. O título parecia quase a voz de uma pessoa surpresa ou indignada, e a verdade é que muitas destas histórias me surpreenderam. Já li bastante sobre o Império Romano e a História de Roma, uma civilização que já me levou a ler bastante e a ver algumas séries. Mas aqui tudo foi diferente, porque o conhecimento que este livro me deu, nunca tinha encontrado noutro sítio.

Globalmente o livro está muito bem estruturado, com uma boa sequência de histórias e factos que o autor vai explorando e revelando, e que acabam por puxar o leitor para as páginas seguintes. Existem várias histórias muito curiosas e engraçadas neste livro. Algumas delas verdadeiramente surreais e que quase nem dá para acreditar, mas o mais importante está na foram como o autor nos dá o contexto necessário para não ficarmos perdidos. A sensação que tive é que qualquer leitor, mesmo que conheça pouco sobre esta civilização, receberá o contexto essencial para perceber bem os factos que aqui são relatados.

A isto junta-se uma escrita direta e simples, focada em momentos divertidos e por vezes algo estranhos, mas cm os quais o autor não se perde, não perdendo tempo com algo que não faça muito sentido ou que ofereça pouco ao leitor. Não querendo revelar nada, a verdade é que muitas destas histórias são bastante interessantes e ficam na memória, encaixando até com coisas que já li noutros livros. Posto isto, estas páginas não são para quem queira começar a saber como foi o Império Romano, porque não é esse o objetivo. Aqui vemos os detalhes e as histórias que são importantes ou bizarras, mas acabaram por ficar de fora dos livros que exploram o caminho que esta civilização teve.

Este foi um livro que me surpreendeu e que foi bastante divertido e viciante, devido à sua natureza cheio de histórias diferentes e por vezes quase inacreditáveis. O meu conselho é simples: dêem uma vista de olhos ao livro, vejam a sinopse e se ficarem curiosos, então é um livro a ler e que provavelmente irão adorar.

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.