sábado, 16 de novembro de 2019

A QUEDA DO MURO DE BERLIM


Autor: Ricardo Martin de la Guardia


Sinopse: Novembro de 1989, o Mundo assistiu a um dos acontecimentos históricos mais importantes da era contemporânea: a Queda do Muro de Berlim. Um retrato rigoroso sobre estes eventos que marcaram para sempre o destino da Alemanha, da Europa e do Mundo, ao abrir um futuro incerto, mas esperançoso, o de um cenário radicalmente distinto da Guerra Fria, em que os atores teriam de reconsiderar os respetivos papéis.







Quem segue o meu blog sabe que gosto bastante de ler sobre os grandes acontecimentos históricos e a quera do muro de Berlim é inegavelmente um dos acontecimentos mais marcantes dos últimos anos, tanto de um ponto de vista social, mas também político. Este livro, para quem queira saber mais sobre este tema, é uma excelente escolha, pois consegue apresentar uma excelente investigação sem deixar de dar o contexto necessário a quem não domine o tema.

Este ponto é algo que aprecio bastante e que para mim é muito importante, o de o livro oferecer o contexto e conhecimento necessário para que qualquer leitor possa perceber o tema e aqui isso acontece. E assim esta investigação é mais fácil de ser assimilada e compreendida.

Posto isto, por onde nos leva este livro? Estas páginas exploram o tema de forma abrangente, não se focando apenas numa ou noutra visão que este tema tenha tocado. O autor explora o antes e o depois para aprofundar a parte política, social, religiosa, quer antes, quer depois. Para tal, aprofunda-se o jogo de bastidores, as influências, a Guerra Fria e o trabalho necessário para se chegar a um ponto em que a queda do muro se tornou inevitável, quer seja pela aproximação das duas grandes potências mundiais, ou pela forma como o povo se focou num objetivo. Pelo meio o autor explora os interesses de terceiros, o que mudou e o impacto que este acontecimento teve nos anos seguintes, sem nunca perder o foco nem o objetivo de informar.

Com uma boa montagem, e uma escrita simples que não torna o livro muito lento, este é um bom livro sobre a queda do muro de Berlim. A investigação é sólida e quem queira saber mais sobre este tema tem aqui uma boa opção. Claro que não é um livro feito para agarrar pessoas que não tenham um especial interesse no tema, mas se após lerem a sinopse ficarem curiosos, então vale a pena ler estas páginas.

Luís Pinto


 

2 comentários:

  1. Anotei aqui no meu caderninho (de livros desejados). O tema é muito de meu interesse!Adoro livros que biografam momentos históricos ,mas que o façam sem que estes soem enfadonhos e esse parece ser o livro que se devora rapidamente.
    Abraços,
    Raffa,Brasil <3

    ResponderEliminar
  2. I'm appreciate your writing skill. Please keep on working hard. Thanks for sharing.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.