terça-feira, 16 de abril de 2019

O VALOR DE TUDO


Autor: Mariana Mazzucato



Sinopse: Quem são de facto os criadores de riqueza no mundo? E como é definido o valor do que fazem? No cerne da crise económica e financeira atual está um problema que tem sido ignorado.
O conceito de valor - o que é e qual a sua importância -, outrora um alicerce do pensamento económico, deixou de ser debatido. Mariana Mazzucato, neste livro perspicaz e veemente, demonstra que se queremos introduzir reformas no capitalismo - que terão de ser radicais para transformarmos um sistema que está cada vez mais doente e não continuarmos a alimentá-lo - precisamos urgentemente de perceber onde é produzida a riqueza. Que atividades a criam, quais delas se limitam a extraí-la e quais a destroem? As respostas a estas perguntas são fundamentais se queremos substituir o atual sistema parasitário por um tipo de capitalismo mais sustentável, mais simbiótico, e que beneficie toda a gente.
O Valor de Tudo reacende um debate muito necessário sobre o tipo de mundo em que realmente queremos viver.


O sistema económico e financeiro é uma área sobre a qual gosto bastante de ler. Aqui neste livro temos uma abordagem diferente do normal, não se focando tanto na forma como o sistema foi criado e tem evoluído, mas sim na forma como o valor das coisas tem sido alterado ao longo do tempo, incluindo a forma como olhamos para esse mesmo valor, pois em última instância são as pessoas que definem o valor de cada coisa.

Com uma escrita simples, que me surpreendeu, nunca me senti perdido. Todo o livro está escrito de forma simples para que qualquer leitor consiga entrar nesta abordagem e perceber o que realmente se está a discutir aqui.

De um ponto de vista global, este livro é quase uma abordagem ao mundo financeiro com toques de filosofia e sociologia, sem esquecer a própria psicologia de um ponto de vista macro. Afinal quais são as regras? Como é que sem nos apercebermos, damos valores diferentes às coisas e tudo isso tem efeitos globalmente? E é assim, sem termos noção, que muito do que fazemos vai dando ou tirando valor a algo. É o resultado de uma economia cada vez mais global, mais dependente de tudo e de todos, ligado por vários fatores que mudam a cada segundo.

Sendo este um sistema que inevitavelmente, devido à forma como está criado, terá sempre momentos de grande saúde e outros de grande doença, este é um livro que nos explica muito do que acontece, quer em termos globais, quer se estivermos a olhar para economias mais pequenas, mais locais. Globalmente este é um livro fácil de ler, mesmo para quem não tenha grandes noções de economia e finanças. É um livro bem montado, bem estruturado e que agradará aos leitores que após lerem esta sinopse fiquem curiosos. Mas o que temos aqui não é um livro apenas para ser lido. Estas páginas foram feitas para nos levar a pensar, a analisar e a questionar como as coisas são e o que podemos mudar. É o início de um debate interessante que devia ser levado a sério, que devia ser levado a todos e não apenas àqueles que têm algum interesse, porque na verdade, este é um tema que tem impacto em todos nós.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.